sábado, 6 de junho de 2009

Alunos denunciam precariedade dos novos cursos da UFPI



Cerca de três meses após o início do período letivo 2009.1 da UFPI, alunos dos novos cursos ofertados no último vestibular da universidade denunciam a precariedade dos mesmos, dentre eles, Bacharelado em Estatísticas; Ciências da Natureza; Bacharelado em Moda; Bacharelado em Arqueologia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.

As principais dificuldades enfrentadas pelos alunos são: a falta de sala de aulas destinadas diretamente a estes cursos; falta de professores e de material didático.
Segundo a estudante de Engenharia de Produção, Laizys Val, já houve várias reuniões da coordenação dos cursos com a Reitoria, mas até o momento nada ficou realmente esclarecido. “Eles nos dizem que o período não ficará perdido, mas até agora nenhuma proposta concreta nos foi repassada”, diz Laizys Val.

Para Jimes Lima, estudante de Engenharia Mecânica, o melhor seria que, as poucas provas que eles fizeram até agora, fossem canceladas, já que eles mal viram os assuntos.

No caso do curso de Engenharia de Produção algumas provas também já foram realizadas, mas não se sabe se terão validade já que os poucos professores que aplicaram provas não tem sequer vínculo empregatício com a UFPI. Das oito disciplinas ofertadas na grade curricular deste curso, apenas duas tem professores atuando.

De acordo com, Luís dos Santos Júnior, reitor da UFPI, 14 novas salas estarão sendo entregues no próximo mês e que esperam apenas provimentos do governo para a autorização da contratação de novos professores. “Peço que os alunos tenham paciência. Não haverá prejuízo, nós iremos realinhar uma nova oferta de disciplinas”, disse Luís Júnior.
“O que nos resta é esperar que sejam tomadas as devidas providências, pois no meu caso que faço apenas esse curso, não tenho nem a possibilidade de abandoná-lo para me dedicar a outra área”, finaliza Laizys Val.

Texto e Foto: Viviana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário