sábado, 6 de junho de 2009

Coleta de dados do Educacenso 2009 já iniciou

Iniciado o Censo Escolar da Educação Básica 2009 (Educacenso) para escolas da rede municipal e privada em todo país. Os dados deverão ser enviados até 31 de agosto pelo site http://www.educacenso.inep.gov.br do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os dados do Educacenso, juntamente com outras avaliações do Inep, servem como base de cálculo para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Educacenso é, atualmente, o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, realizado através de um sistema online que mantém um cadastro único e centralizado de escolas da rede pública e privada, docentes, auxiliares de educação infantil e estudantes.
A idéia é dar mais rapidez à atualização das informações. O sistema fornece dados individualizados e possibilita o acompanhamento da trajetória escolar de alunos e professores.

No Educacenso, a unidade de atenção deixou de ser a escola, passando a ser o aluno.A coleta dos dados, feita pela internet, oferece segurança quanto à qualidade das informações levantadas. Isso possibilitou a melhor aplicação dos recursos públicos, pois, a partir dos dados coletados, é calculado o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros.

O levantamento é feito anualmente e conta com o auxílio da secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as instituições de ensino.
Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 serão divulgados até o final de novembro.

Postado por: Renata Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário