sábado, 6 de junho de 2009

Esperada a visita de técnicos para reinstalação de equipamentos da rádio UFPI



Quem tentou sintonizar a Rádio UFPI nos últimos meses pode perceber que a freqüência 96,7 FM não está disponível desde fevereiro. O motivo? Oscilações na rede de energia da região próxima a universidade provocaram a desinstalação dos equipamentos.

Para tanto, uma visita de dois técnicos da Seratel América está prevista para a próxima segunda-feira, 08 de junho. Além da produção de um laudo técnico oficial sobre os danos provocados pela oscilação, serão feitos vários testes de aterramento e a reinstalação dos equipamentos.

Resultado de um projeto do engenheiro de telecomunicações Toshiro Knage, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que atendeu a solicitação feita pelo reitor Luís dos Santos Júnior, a rádio da UFPI foi inaugurada em agosto de 2008 e funcionava, por enquanto, em fase experimental.

O projeto era um sonho antigo dos alunos do curso de Comunicação Social, e visa, dentre outras coisas, contemplar os alunos dos blocos de Prática I de Radiojornalismo e Laboratório avançado I de Radiojornalismo que tem seus trabalhos veiculados apenas em circuito interno, via rádio Cigarra e pretendem ter maior visibilidade.



Outra medida que já está sendo adotada é o reforço no aterramento da região onde fica instalado o prédio da rádio, ainda em fase de construção, a fim de evitar que o problema com oscilação de energia se repita.

De acordo com Paulo Vilhena, coordenador do curso de Comunicação Social e responsável pela rádio, o convênio com a EBC já foi a provado, a rádio UFPI funcionará como filiada da empresa. “O processo segue tramitando em Brasília, com vistas à licença definitiva por parte do Ministério das Comunicações. A rádio funcionará após serem cumpridas todas as exigências técnicas e legais feitas pela ANATEL”, disse Paulo Vilhena.

Texto e Fotos: Viviana Braga

2 comentários:

  1. Viviana eu ia fazer essa materia ontem, mas acabei passando pra Mariana e O Vilhena disse a ela que não tinha nada demais..
    Se tu tivesse feito ontem tinha me furado! haha
    muito bom!
    beijo! ;)
    Maria

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsr... eita Maria!!!
    menina ele quase num fala comigo sobre o assunto, disse que ainda não tinha muitas informações, mas aí eu insisti tanto que ele acabou falando um pouquinho, rsrsrsr...
    BjOo

    ResponderExcluir