segunda-feira, 22 de junho de 2009

Protesto marca a insatisfação dos jornalistas com a decisão do STF



Ocorreu hoje, às 10h, na Avenida Frei Serafim, protesto da categoria de jornalistas de Teresina contra a medida que foi adotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira, 17 de junho, onde foi votada a não obrigatoriedade do diploma.



Compareceram à manifestação, vários representantes da categoria, como estudantes, jornalistas, professores dos cursos de jornalismo e simpatizantes. É o caso de servidora pública, Anita Dantas, que aderiu ao protesto e reprova a atitude do STF. “Se uma atitude como essa permanecer, daqui a alguns anos não sentirei segurança na hora de ler alguma notícia, pois não terei confiança nenhuma em um profissional que não passou por uma etapa tão importante como a academia.”, conta.

O protesto foi a nível nacional, em diversas capitais do país a categoria se reuniu no mesmo horário e nas principais avenidas de cada cidade. É o caso de Brasília, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Aracaju (SE). A primeira manifestação foi em Campina Grande, na Paraíba. Amanhã (terça-feira) também haverá manifestação em Frederico Westphalen (RS). Quarta-feira vai ser a vez de Porto Alegre (RS).



De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Luís Carlos Oliveira, é preciso haver luta incessantemente contra a medida, por isso a importância da classe se unir e manifestar sua insatisfação. “Esse protesto tem como objetivo alertar para o perigo dessa decisão, além de denunciar e mostrar nossa indignação em relação a essa situação”, diz.



Quem também compareceu no local e se solidarizou com a classe foi o deputado estadual Fábio Novo (PT), que também é jornalista. “É necessário se fazer um estudo jurídico sobre o caso e ver o que pode ser feito. Já entrei com um pedido de análise da situação e creio que dentro de dez dias terei uma resposta a respeito do caso”, fala.



O protesto que se iniciou em frente ao Supermercado Hiper Bom Preço (clique para ver mapa) percorreu toda a avenida Frei Serafim. Os manifestantes, que estavam vestidos de preto, em sinal de luto, e usando nariz de palhaço, entoavam a todo o momento gritos de protesto como: “Gilmar Mendes preste atenção, jornalistas por formação!”.





A caminhada foi até a ALEPI (Assembléia Legislativa do Piauí), onde foram recebidos pela casa e puderam participar junto aos deputados da discussão que foi aberta pelo Deputado Fábio Novo sobre o tema.

Localização da ALEPI pelo google maps

Comentários como "Se até com qualificação não há uma maior qualidade na imprensa, imagine sem", "Ouvir todos os lados de uma história é democracia", "Como se faz uma boa imprensa sem bons jornalistas?" eram feitos nessa manhã na ALEPI pelos deputados presentes.

Veja vídeos da matéria:





Veja vídeo com a palavra do Deputado Federal Osmar Júnior (PC do B)


Deputada Estadual Flora Isabel (PT) diz que STF foi preconceituoso com jornalistas e cozinheiros


Considerações finais do Deputado Fábio Novo



Sites Relacionados:
Site da ALEPI
Site do STF

Site do FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas)

Notícias Relacionadas:
PROTESTO! Cai diploma, cai dignidade no jornalismo brasileiro!
STF derruba a obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalista
Confira notícias sobre fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo



Postado por:
Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com) e
Viviana Braga (vivianabraga@hotmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário