sábado, 6 de junho de 2009

Coleta de lixo é ineficaz para moradores de Teresina

A empresa terceirizada Qualix, responsável pela coleta de lixo domiciliar, não satisfaz moradores da capital piauiense. Os caminhões não seguem a agenda, e o lixo fica acumulado por meses nas portas dos moradores.



A rota dos caminhões coletores é organizada em circuitos, onde cada bairro é um circuito fechado. Quando o bairro é bastante extenso, é dividido em mais de um circuito. Cada circuito possui dias e horários a serem seguidos. Podem ser as segundas, quartas e sextas-feiras, ou as terças, quintas e sábados. Os horários dependem da rota de cada caminhão de coleta, e todo morador deve conhecer os horários, que são informados pelos próprios garis. A Qualix pede que o lixo seja posto até meia hora antes da passagem do caminhão pelo local.

No entanto, há vários pontos da cidade onde os caminhões não realizam a coleta regularmente há mais de semanas e, às vezes, até meses.



Vários moradores dizem reclamar na ouvidoria da própria empresa, mas nenhuma medida foi tomada. A moradora do Bairro de Fátima, Alcione Alves, conta: “Há cerca de três meses tenho problemas com esse serviço. Após minha primeira reclamação, na qual o lixo da quadra inteira onde moro não era recolhido, passei a sofrer retaliação. O lixo do meu vizinho é recolhido e o meu permanece.”
Reclamam também que o telefone da ouvidoria que é divulgado raramente é atendido, em vários horários do dia. O número é 0800-7270286.



Localização da Qualix em Teresina (google maps)



Além da falta de cumprimento de horários, outros moradores reclamam da forma que os coletores pegam o lixo. “O lixo na minha rua é devidamente colocado pelos moradores, com sacos para acondicionamento dele, no entanto, os coletores pegam e jogam os sacos de qualquer jeito, rasgando-os e sujando a rua toda.”, diz a moradora do bairro Horto Florestal, Ana Teresa de Carvalho, da zona leste de Teresina.


Sacos de lixo rasgados sujam a ruas da cidade

A prefeitura cobra uma multa à Qualix por cada dia de irregularidade e por cada circuito onde o lixo não for recolhido como deve ser. A multa é equivalente ao preço da coleta de 15 toneladas cobrado pela empresa.

Só na zona leste, por mês, são 3 mil toneladas recolhidas em média. Essa quantia equivale a mais de 260 mil reais pagos pela prefeitura à Qualix. Diariamente, são recolhidas 500 toneladas por dia em toda zona urbana de Teresina, sendo 46% da zona sul (em torno de 230 toneladas) e 20% da zona leste (100 toneladas). Não foi possível o colhimento de informações sobre as outras SDUs, pois a Qualix disse à Célula Dois, que qualquer informação só seria possível através de ofício, um ato burocrático. As informações adquiridas foram colhidas diretamente das SDUs leste e sul.

Bairros onde os moradores estão mais insatisfeitos com a coleta:
Zona sul: Angelim, Lourival Parente, Monte Castelo e Residencial Mestre Dezinho
Zona norte: Mocambinho e Aeroporto
Zona leste: Planalto Uruguai, Bairro dos Morros, Vale Quem Tem e O Sonho Não Acabou
Zona sudeste: São Sebastião, Vila São Francisco e Dirceu I

A coleta de lixo, até 2004, era realizada por três empresas privadas simultaneamente. No ano 2004, a Assessoria Jurídica em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, publicou a licitação do cargo responsável por tal coleta.

A empresa que lançou o menor preço a ser cobrado pelos serviços foi a Qualix, que passou então a ser a única empresa responsável pela coleta de lixo da cidade. A Qualix é sediada na Argentina e atende vários estados do Brasil.


Site da Qualix

Site relacionado:
Máfia do Lixo




Os problemas do lixo acumulado


Há algumas semanas atrás, em Teresina, as chuvas fortes deixaram a cidade alagada nas proximidades dos rios, por causa do aumento do nível da água. No entanto, até mesmo nos bairros distantes dos rios, houve um grande acúmulo de água, algo bastante desagradável pra qualquer munícipe. A grande quantidade de lixo nas ruas era arrastada pela água e entupia os poucos bueiros e galerias que a cidade possui.
O lixo colocado no chão atrai cães de rua, que podem transmitir a raiva, baratas, escorpiões e ratos. Os ratos estão onde há lixo exposto, seja em terrenos baldios ou nas ruas onde não há coleta domiciliar regular. A ratazana pode procriar até 8 vezes por ano e dar de 8 a 12 crias de cada vez. Os ratos transmitem leptospirose, peste, tifo murino, parasitoses intestinais, ou hantavirose.



Ratos nas ruas da zona leste


Saiba mais:
Hantavirose
Leptospirose
Tifo Murino
Parasitoses Intestinais


Notícias Relacionadas:
'Montanha' de lixo gera transtornos para moradores de Teresina
Entrevista: Robispierre Leite sobre a construção de galerias na cidade
Moradores do Bairro Primavera I sofrem com enchentes



Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário