A Umbanda foi criada pelo médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais no ano de 1908. No entanto, há muito essas formas de culto já existiam.
Em Teresina, o Pai de Santo Marcos de Oxum atende no bairro Piçarreira I, zona leste da cidade, próximo ao bar Kassino House.
Pai de Santo Marcos de Oxum
Ao chegar à porta da casa, conhecida como Casa do João da Mata, o cheiro de velas é bem marcante. Dança, tambores, cachaça e cigarro também fazem parte do ritual da Umbanda, a chamada Sessão. As Sessões são dirigidas pelo Chefe de Terreiro, que pode ser um Pai de Santo ou uma Mãe de Santo. Esses chefes incorporam as Entidades ou Guias, que podem ser Pretos Velhos, Pombas Giras ou outras figuras religiosas. Aqueles que incorporam entidades são chamados “cavalos”.
Ouça explicação de umbandista sobre os cavalos
Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.
A dança e o canto são indispensáveis ao ritual
Os chefes de terreiro são ajudados pelos Filhos de Santo durante as sessões. Filhos de santo são sacerdotes representantes dos orixás, assim como os padres são os representantes de Deus no catolicismo.
Clique aqui para saber mais sobre os filhos-de-santo
Veja aqui as personalidades dos filhos-de-santo
Filha de santa
Altares
Clique aqui para saber sobre os altares
Imagem de João da Mata
Pretos Velhos
Para a evocação de entidades, há a ação dos Pontos Cantados, que são cantigas de louvor que energizam o ambiente para a chegada e a despedida das entidades.
Clique aqui para baixar alguns pontos cantados
Dança para recebimento do Guia
Veja vídeo de dança umbandista
Entidade incorporando Pai de Santo
Após a dança e os Pontos Cantados, os guias “descem a Terra” através de seus cavalos e passam a atender os necessitados e interessados.
Veja vídeo de dança do Pai de Santo e Cavalo Marcos de Oxum
Logo depois, Marcos de Oxum passa a ser incorporado pelo guia Otávio Légua Buji Buá da Trindade Tamancão, de, segundo ele próprio, 1335 anos de idade.
O Preto Velho Otávio Légua Buji Buá da Trindade Tamancão se apresenta ao Célula Dois. Confira vídeo.
Pretos Velhos são entidades que foram escravos no Brasil quando vivos. Eram negros escravos africanos adeptos ao Candomblé.
Saiba o que é Candomblé clicando aqui.
A Umbanda é confundida com Macumba por leigos, principalmente pelos mais preconceituosos. Por conta da perda de valores tradicionais, a Macumba se torna uma expressão resignada a toda e qualquer religião africana. Quando se fala em religiões africanas, pensa-se logo em maus presságios, agouro, maldições. Mas, segundo os umbandistas, os Exus fazem o que lhe pedem. Se ele é pago, ele cumpre o trato. Então tudo depende de quem pede, a maldade está não pessoas que vão atrás das entidades. “Muitos usam os Guias para o mal, para perseguições”, diz Marcos de Oxum.
Guia atendendo pedidos
Outra entidade confundida com mau agouro é a Pomba Gira. Mas, assim como os Exus, esta também só faz o que lhe pedem.
Pomba Gira
“Cada Pomba Gira tem um nome. Dona Maria Padilha Rainha das Encruzilhadas era de Pernambuco, casada com um homem renomado na época. Dizem que ela morreu em frente a um cabaré, mas é mentira. Ela morreu de doença. É a Pomba Gira mais poderosa existe, pois foi a única a fazer feitiço ainda em vida. Maria Padilha foi expulsa de casa e criada por uma curandeira, quem a ensinou a fazer feitiços. Usou feitiço para se casar. Aquele que foi seu marido era noiva de outra, até Maria Padilha enfeitiçar o cinturão usado por ele. Pomba gira é uma princesa, é uma mulher fina, de fama. Quando se faz um pedido a Iemanjá, se entrega o que ela gosta. Entrega espelho, perfume, pente, batom... Tudo que uma mulher gosta. Do mesmo jeito é a Pomba Gira. Gosta de champagne, gosta de cigarro fino, gosta do vermelho, que é a cor dela, cor da paixão”, nos conta o guia Otávio Légua encarnado no cavalo Marcos de Oxum.
Ouça mais sobre o “encantamento” de guias
Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.
A cachaça é essencial para o ritual
Ao contrário do que muitos pensam, a umbanda tem muitos pontos em comum com o catolicismo. “Deus é um só, as crenças nele é que mudam de nome”, diz Marcos de Oxum.
Umbanda e catolicismo segundo Otávio Légua Buji Buá
Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.
Veja relação de santos católicos e entidades umbandistas:
Oxalá - Jesus Cristo
Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes
Ogum - São Jorge
Oxóssi - São Sebastião
Xangô - São Jerônimo, São João Batista, São Miguel Arcanjo
Oxum - Nossa Senhora da Conceição
Iansã - Santa Bárbara
Omolu - São Roque
Obá - Santa Rita de Cássia, Santa Joana d'Arc
Obaluaê - São Lázaro
Nanã - Sant'Anna
Egunitá - Santa Sara Kali
Sites relacionados:
Giras de Umbanda
Blog Macumba Braba
FIETRECA (Federação Internacional Afro-brasileira)
Postado por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)
Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário