quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curso de farmácia promove I Seminário de Estágio

Ocorrerá, na próxima sexta-feira, dia 26 de junho, o I Seminário de Estágio do Curso de Farmácia. O evento acontecerá na UFPI, no Bloco do Curso de Farmácia. O Seminário será oferecido pela Coordenação do Curso de Farmácia, Coordenação de Estágio da Pró-reitoria de Extensão da UFPI (Prex) e professores do curso. As 100 vagas ofertadas já foram preenchidas e as inscrições foram encerradas pela coordenação do evento. Clique aqui para ver o folder.

De acordo com o coordenador geral, Professor André Luís Meneses de Carvalho, “o objetivo é discutir todas as habilidades que são desenvolvidas durante as experiências dos alunos e as vivências dos alunos fora da sala de aula. […] A gente vai estar discutindo o estágio diante da possibilidade de melhorias”.
Essas habilidades, segundo Carvalho, estão relacionadas principalmente ao estágio curricular previsto no curso, ao longo de diversas disciplinas que têm essa finalidade. Ele destaca, ainda, que haverá a apresentação de pôsteres de alunos contando suas experiências com estágios passados e do período corrente. “Essas experiências vão nos ajudar a verificar se o que falta é, de fato, apenas ajuste a nível organizacional ou se a gente precisa realmente fazer intervenções maiores e mudar o projeto político-pedagógico do curso de Farmácia”, pondera.

Além da prática do estágio curricular, o Seminário trará ainda debates e esclarecimentos sobre o estágio extracurricular, em especial sobre a normatização desta prática na UFPI. De acordo com Carvalho, os estágios na área de Farmácia costumam ser bem aproveitados pelos estudantes, que, segundo ele, se inserem no mercado de trabalho com maior facilidade que em outras áreas. E a situação, de acordo com o professor, tende a melhorar com a nova lei do estágio, pois “nós teremos um controle maior desses estágios, até mesmo dos estágios não obrigatórios, pois tem muitos professores que vão acompanhar os alunos, até mesmo nesses estágios que […] não fazem parte da grade curricular”.

O estudante Vitor Augusto Araújo Barbosa, coordenador de comunicação e formação política do Centro Acadêmico de Farmácia, tem outra visão da situação. Para ele a situação do estágio extracurricular está crítica, pois os estágios na área são praticamente todos voluntários. “O estudante de Farmácia termina sendo uma espécie de mão-de-obra barata para os estabelecimentos que contratam os estagiários, porque a empresa pode contratar e por um período de três a seis meses e não é necessário remunerar o estagiário”, afirma.

Vitor ressalta que o seminário, apesar de, segundo ele, ser mais voltado para o estágio curricular, pode trazer melhoras à situação dos alunos do curso, na medida em que “estudantes e professores levantem os pontos críticos desses estágios e tentem resolver, alguma forma de melhorar aquele estágio que o estudante está realizando”, reflete.


Texto por: Fernando Muratori

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário