domingo, 14 de junho de 2009

Marcha em prol da solidariedade


A 14ª Caminhada da Fraternidade acontece neste domingo (14) e teve início com uma missa e aquecimento em frente à Igreja São Benedito. As pessoas saíram da Igreja às 8:30 da manhã e seguem pelas avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima.

O encerramento acontece em frente à ADUFPI na Avenida Universitária próximo ao balão da Avenida Ininga, com uma bênção final e shows com as bandas para entreter o público.


Os recursos arrecadados com a Caminhada são destinados aos serviços desenvolvidos pela ASA (Ação Social Arquidiocesana), como: Lar da Fraternidade, Centro Maria Imaculada, Lar de Misericórdia, Projeto Periferia-Pastoral do Menor e Casa Frederico Ozanam.

Segundo uma das organizadoras, Emília Nunes, o evento começou tímido, com três mil pessoas presentes e hoje, 60 mil pessoas já se reúnem nesse momento.
A organizadora, que está presente desde a 1ª Caminhada, diz que esse evento é um sinal vivo de Deus, através das pessoas e de gestos solidários. Há 14 anos participando, ela diz que cada Caminhada é como se fosse a primeira e a última, porque é um momento único com a mesma emoção e o mesmo sentimento.

“Essa marcha é importante para nós porque representa uma simbologia de solidariedade, onde as pessoas unidas mostram um gesto de amor e é bonito de se ver e de participar, porque ela é contagiante. Cada suor e cada passo representam que caminhamos em favor da vida, contra o preconceito e contra qualquer tipo de exclusão”, conclui Emília.


O prefeito Silvio Mendes estava presente e afirmou que a Caminhada representa solidariedade e esperança para quem precisa.


A Caminhada já se tornou conhecida entre os teresinenses e muitos já se reúnem nessa corrente de solidariedade a favor da vida, incluindo idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, caminhando pelas principais avenidas da cidade.



A aposentada Antônia Neves, de 72 anos, participa da Caminhada desde a 1ª edição e defende que esse evento é muito importante porque tem o objetivo de servir aos mais necessitados. Ela cita que os serviços prestados por essa ação social acolhem muitas pessoas abandonadas e dão amor e respeito que precisam.


A Arquidiocese de Teresina,
através da Ação Social Arquidiocesana, também está promovendo dois concursos de reportagem sobre a 14ª Caminhada da Fraternidade, premiando a melhor matéria dos serviços beneficiados com os recursos arrecadados e a melhor cobertura jornalística do evento.

Confira edital para os profissionais de Comunicação

Matéria relacionada:
14ª Caminhada da Fraternidade: fé e esperança

Texto, fotos e vídeos: Isabel Nunes (belseyka@hotmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário