quinta-feira, 25 de junho de 2009

Curso de farmácia promove I Seminário de Estágio

Ocorrerá, na próxima sexta-feira, dia 26 de junho, o I Seminário de Estágio do Curso de Farmácia. O evento acontecerá na UFPI, no Bloco do Curso de Farmácia. O Seminário será oferecido pela Coordenação do Curso de Farmácia, Coordenação de Estágio da Pró-reitoria de Extensão da UFPI (Prex) e professores do curso. As 100 vagas ofertadas já foram preenchidas e as inscrições foram encerradas pela coordenação do evento. Clique aqui para ver o folder.

De acordo com o coordenador geral, Professor André Luís Meneses de Carvalho, “o objetivo é discutir todas as habilidades que são desenvolvidas durante as experiências dos alunos e as vivências dos alunos fora da sala de aula. […] A gente vai estar discutindo o estágio diante da possibilidade de melhorias”.
Essas habilidades, segundo Carvalho, estão relacionadas principalmente ao estágio curricular previsto no curso, ao longo de diversas disciplinas que têm essa finalidade. Ele destaca, ainda, que haverá a apresentação de pôsteres de alunos contando suas experiências com estágios passados e do período corrente. “Essas experiências vão nos ajudar a verificar se o que falta é, de fato, apenas ajuste a nível organizacional ou se a gente precisa realmente fazer intervenções maiores e mudar o projeto político-pedagógico do curso de Farmácia”, pondera.

Além da prática do estágio curricular, o Seminário trará ainda debates e esclarecimentos sobre o estágio extracurricular, em especial sobre a normatização desta prática na UFPI. De acordo com Carvalho, os estágios na área de Farmácia costumam ser bem aproveitados pelos estudantes, que, segundo ele, se inserem no mercado de trabalho com maior facilidade que em outras áreas. E a situação, de acordo com o professor, tende a melhorar com a nova lei do estágio, pois “nós teremos um controle maior desses estágios, até mesmo dos estágios não obrigatórios, pois tem muitos professores que vão acompanhar os alunos, até mesmo nesses estágios que […] não fazem parte da grade curricular”.

O estudante Vitor Augusto Araújo Barbosa, coordenador de comunicação e formação política do Centro Acadêmico de Farmácia, tem outra visão da situação. Para ele a situação do estágio extracurricular está crítica, pois os estágios na área são praticamente todos voluntários. “O estudante de Farmácia termina sendo uma espécie de mão-de-obra barata para os estabelecimentos que contratam os estagiários, porque a empresa pode contratar e por um período de três a seis meses e não é necessário remunerar o estagiário”, afirma.

Vitor ressalta que o seminário, apesar de, segundo ele, ser mais voltado para o estágio curricular, pode trazer melhoras à situação dos alunos do curso, na medida em que “estudantes e professores levantem os pontos críticos desses estágios e tentem resolver, alguma forma de melhorar aquele estágio que o estudante está realizando”, reflete.


Texto por: Fernando Muratori

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Web COMNEWS

Blog encarregado de atualizar as próximas notícias.
Não deixem de visitá-lo e comentá-lo!

Clique aqui para acessar o blog


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

266 novos cursos de mestrado e doutorado são reconhecidos pelo MEC

Na última sexta-feira (19), foi publicado no Diário Oficial da União, o reconhecimento de 266 novos cursos de mestrado e doutorado pelo MEC (Ministério da Educação) em todas as regiões do Brasil.

De acordo com informações dadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a quantidade correspondente de cada região do país foi: Norte, 14; Nordeste, 66; Sul, 54; Sudeste, 116; e Centro-Oeste, 16.

Os conceitos obtidos pelos cursos aprovados foram entre 3 e 5, de acordo com a avaliação realizada pelo CTC-ES (Conselho Técnico Científico da Educação Superior), podendo assim, ser considerados cursos recomendados pela Capes.

Os cursos reconhecidos estão divididos em nove áreas: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, engenharias, lingüística, letras e artes e multidisciplinar.
Em nosso Estado, Piauí, foram reconhecidos cinco cursos de mestrado com conceito 3: Mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramentos); Mestrado em Solos e Nutrições de Plantas; Mestrado em Antropologia e Arqueologia; Mestrado em Alimentos e Nutrição; e Mestrado em Matemática. Todos os cursos da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Obtenha mais informações:
Capes
UFPI-Mestrados
UFPI-Doutorados

Postado por: Renata Linhares (natinhamour@hotmail.com)


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Confirmada visita do Ministro dos Esportes a Parnaíba



O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, confirmou a assessoria do deputado federal Osmar Júnior (PCdoB/PI) sua vinda ao Piauí, nos dias 23 e 24 de julho, para avaliar pessoalmente a cidade de Parnaíba, verificando a possibilidade de servir de apoio para algumas das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo em 2014, para concentração ou treinamento antes das partidas.

Um ponto positivo para provável indicação de Parnaíba, é a escolha de Fortaleza como uma das 12 sub-sedes do Mundial, e devido sua proximidade, poderá alojar os jogadores de uma das diversas seleções mundiais que disputará os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Castelão em Fortaleza.

Uma das dificuldades encontradas é que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) exige que as seleções participantes não fiquem em cidades com distância superior a 150 km do estádio onde irão disputar os jogos. Mas, já pensando nessa eventualidade, é colocado que a cidade de Parnaíba dispõe de aeroporto em condições de receber grandes aeronaves, sendo assim, essa dificuldade poderá ser superada.

Osmar Júnior mostra-se bastante otimista e já visa os benefícios que o Piauí pode ter com tal conquista, sendo uma forma de divulgar as potencialidades turísticas, fortalecendo a economia do Estado.

Notícia relacionada:
Parnaíba lança campanha para ser sub-sede da Copa de 2014

Postado por: Renata Linhares (natinhamour@hotmail.com)


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Ocorre em julho I Encontro de Blogueiros do Piauí



Acontecerá em Parnaíba, no dia 4 de julho, o I ENBLOPI, Encontro de Blogueiros do Piauí. O evento pretende reunir blogueiros de várias partes do Estado, tendo como objetivo tornar os blogs mais conhecidos na região e criar um canal de diálogo entre blogueiros de várias partes do Estado.

O Encontro será realizado na Biblioteca Pública Estadual de Parnaíba, situada nas imediações do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), na Avenida São Sebastião.

No ENBLOPI haverá diversas palestras, além de mesa-redonda, onde serão discutidos diversos temas, dentre eles web e fotografia. Contará com a presença dos blogueiros Manoel Filho (Blog 100 Eira Nem Beira), Lucas Celebridade (Luzilândia), o jornalista e blogueiro Francisco Magalhães (Porteira – Portal Cidade Verde), e os blogueiros e comunicadores Ribamar Aragão, de Parnaíba e Gilson Brito (Blog Acesso 343).

A organização do evento é de Dora Rodrigues (ProParnaíba), Gilson Brito (Blog Acesso 343) e Ribamar Aragão, de Parnaíba.
As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (22) no site do ENBLOPI.


Obtenha mais informações sobre o evento:
Encontro de blogueiros em Parnaíba

Postado por: Renata Linhares (natinhamour@hotmail.com)



Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Atletismo piauiense se destaca no Campeonato Sul-Americano



Na manhã de ontem, 21 de junho, a corredora Cruz Nonata, 34 anos, conquistou medalha de prata na prova dos 10.000m rasos, no 46° Campeonato Sul Americano de Atletismo, que aconteceu em Lima, no Peru.

Foi a primeira vez que a atleta piauiense participou de uma competição internacional. A vaga para o campeonato aconteceu logo após a conquista do Troféu Brasil de Atletismo, tanto nos 5.000m quanto nos 10.000m, um feito inédito no atletismo do Piauí.

A atleta, que obteve a marca de 33min36seg60, esteve bem próxima de vencer a disputa e chegou a liderar a competição, mas foi ultrapassada pela peruana Inês Melchor que concluiu a prova em 33min11seg79. Caso tivesse vencido, Cruz Nonata teria garantido a vaga para o
Mundial de Berlim que acontece em agosto, na Alemanha.

Agora a atleta precisa atingir a marca de 32min20seg até o dia 26 de julho para conquistar a vaga do Mundial e acompanhar o também piauiense José Teles que já tem participação garantida na Maratona.

Veja matérias relacionadas:

INÉDITO: Cruz Nonata é prata no Sul-Americano de Atletismo
Brasil vence mais uma vez o Sul-Americano de Atletismo

Texto: Viviana Braga (vivianabraga@hotmail.com)
Foto: Confederação Sul-Americana de Atletismo(CONSUDATLE)


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Projeto visa capacitação de professores no atendimento de jovens

No dia 30 de junho, mais uma palestra do Projeto “Seminários para a Adolescência: Conhecer para Educar” será feita com a finalidade de promover a reflexão sobre o universo dos jovens. O evento acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ) às 8h e o convidado será o cineasta João Jardim.

Exibir mapa ampliado
As temáticas abordadas serão: violência, drogas e o papel da escola em oferecer perspectivas aos jovens. O cineasta apresentará o filme “Pro dia nascer feliz”, baseado em escolas públicas de Pernambuco, sobre meninos e meninas que vivem a pressa de saber quem são.

A atividade faz parte do ciclo de palestras que começaram no dia 17 deste mês, que visam capacitar professores no atendimento de crianças e adolescentes. Todos os professores, inclusive estagiários, devem estar presentes e cinco escolas participarão do debate “Língua solta”, que é um momento de conversa entre os alunos e o palestrante.


A gerente de Gestão Escolar da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação), Irene Lustosa, informou que essa idéia visa dar suporte teórico aos professores para compreenderem os adolescentes. “Todas as palestras fazem parte de um projeto maior e tem o objetivo de melhorar os resultados das séries de 6º ao 9º ano, munindo os professores de conhecimento a fim de aprimorar a comunicação entre professores e alunos e entre educação e comunidade”, concluiu Irene.

Texto: Isabel Nunes (belseyka@hotmail.com)
Foto cedida: Viviane Bandeira (Assessoria - SEMEC)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Protesto marca a insatisfação dos jornalistas com a decisão do STF



Ocorreu hoje, às 10h, na Avenida Frei Serafim, protesto da categoria de jornalistas de Teresina contra a medida que foi adotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira, 17 de junho, onde foi votada a não obrigatoriedade do diploma.



Compareceram à manifestação, vários representantes da categoria, como estudantes, jornalistas, professores dos cursos de jornalismo e simpatizantes. É o caso de servidora pública, Anita Dantas, que aderiu ao protesto e reprova a atitude do STF. “Se uma atitude como essa permanecer, daqui a alguns anos não sentirei segurança na hora de ler alguma notícia, pois não terei confiança nenhuma em um profissional que não passou por uma etapa tão importante como a academia.”, conta.

O protesto foi a nível nacional, em diversas capitais do país a categoria se reuniu no mesmo horário e nas principais avenidas de cada cidade. É o caso de Brasília, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Aracaju (SE). A primeira manifestação foi em Campina Grande, na Paraíba. Amanhã (terça-feira) também haverá manifestação em Frederico Westphalen (RS). Quarta-feira vai ser a vez de Porto Alegre (RS).



De acordo com o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, Luís Carlos Oliveira, é preciso haver luta incessantemente contra a medida, por isso a importância da classe se unir e manifestar sua insatisfação. “Esse protesto tem como objetivo alertar para o perigo dessa decisão, além de denunciar e mostrar nossa indignação em relação a essa situação”, diz.



Quem também compareceu no local e se solidarizou com a classe foi o deputado estadual Fábio Novo (PT), que também é jornalista. “É necessário se fazer um estudo jurídico sobre o caso e ver o que pode ser feito. Já entrei com um pedido de análise da situação e creio que dentro de dez dias terei uma resposta a respeito do caso”, fala.



O protesto que se iniciou em frente ao Supermercado Hiper Bom Preço (clique para ver mapa) percorreu toda a avenida Frei Serafim. Os manifestantes, que estavam vestidos de preto, em sinal de luto, e usando nariz de palhaço, entoavam a todo o momento gritos de protesto como: “Gilmar Mendes preste atenção, jornalistas por formação!”.





A caminhada foi até a ALEPI (Assembléia Legislativa do Piauí), onde foram recebidos pela casa e puderam participar junto aos deputados da discussão que foi aberta pelo Deputado Fábio Novo sobre o tema.

Localização da ALEPI pelo google maps

Comentários como "Se até com qualificação não há uma maior qualidade na imprensa, imagine sem", "Ouvir todos os lados de uma história é democracia", "Como se faz uma boa imprensa sem bons jornalistas?" eram feitos nessa manhã na ALEPI pelos deputados presentes.

Veja vídeos da matéria:





Veja vídeo com a palavra do Deputado Federal Osmar Júnior (PC do B)


Deputada Estadual Flora Isabel (PT) diz que STF foi preconceituoso com jornalistas e cozinheiros


Considerações finais do Deputado Fábio Novo



Sites Relacionados:
Site da ALEPI
Site do STF

Site do FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas)

Notícias Relacionadas:
PROTESTO! Cai diploma, cai dignidade no jornalismo brasileiro!
STF derruba a obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalista
Confira notícias sobre fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo



Postado por:
Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com) e
Viviana Braga (vivianabraga@hotmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Crise financeira na prefeitura de Teresina

Na sexta-feira passada, dia 19 de junho, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PMDB), exigiu corte de gastos pela prefeitura.

Todo órgão da prefeitura deverá diminuir os gastos, tendo ar condicionados ligados somente a partir das 9h da manhã, sendo desligados no horário de almoço e término de expediente.

Os serviços que possuem altos custos também estão paralisados por tempo inderteminado. São serviços como limpeza de fossa, aqueles que utilizem grandes máquinas, que precisem da contratação de empresas terceirizadas e etc.

Segundo gerentes das SDUs (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), essa crise é causada pela diminuição de impostos feita pelo governo, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros, e pela crise no comércio também.

Clique aqui para visualizar o site da prefeitura de Teresina


Postado por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Diversas atrações em mais um dia dos Folguedos


Para começar a semana, mais uma programação do XXXIII Encontro Nacional dos Folguedos do Piauí para esta segunda (22).

Palco nacional
Grupo Magia das Três Raças – Teresina (PI)
Violeiros: Joaquim Da Matta e Zé Carlos – Teresina (PI)
Boi Imperador da Ilha – Teresina
Grupo Art Dança – Teresina
Grupo Parafolclórico Pôr Do Sol - Quinta do Sol (PR)
Grupo Hidro Espaço – Teresina
Capoeira Ginga Piauí - Teresina
Reisado do Piauí – Teresina
Grupo Nova Geração - João Pessoa (PB)
Boi Liberdade da Piçarra - Teresina
Grupo Mapinguari - Belém (PA)

IV Mostra Nacional de Quadrilhas
Quadrilha Revelação – Teresina
Quadrilha Irmãos Coragem – Teresina
Quadrilha Arranca Toco do Sertão – Lagoa Alegre (PI)
Quadrilha Mexe Mexe – União (PI)
Quadrilha Balança Fogueira – Altos (PI)
Quadrilha Junina Unido de União – Aroazes (PI)
Quadrilha São João da UESA – Valença (PI)
Quadrilha Junina Lumiar Barrodurense – Barro Duro (PI)
Quadrilha Balança Fogueira – Altos (PI)

Palco do forró
Cabas do Forró

Palco das tradições
Cia. Cotedac – Teresina
Grupo Moara - Belém
1ª Classificatória do Festival Sanfona de Ouro Uiarapuru – Belém
Pé-de-serra: Trio Mandacarú - Teresina

Tudo sobre os Folguedos você encontra aqui

Confira fotos e vídeos do primeiro dia dos Folguedos










Matéria relacionada
XXXIII Encontro Nacional de Folguedos do Piauí gera grande expectativa quanto ao número de público estimado

Postado por: Isabel Nunes (belseyka@hotmail.com)
Vídeos e fotos: Luana Campos(lua.ocampos@gmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Congresso Global de Arte Rupestre conta com presença de Lula

O presidente confirmou presença no congresso piauiense, que será realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho, no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, 576 km de Teresina.

O dia exato de sua vinda ainda está para ser confirmado.

Postado por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Uso obrigatório de sacolas biodegradáveis repercute em Teresina

No último dia, 19 de junho, o uso de sacolas biodegradáveis em Teresina se tornou obrigatório depois de ser aprovada a lei n° 3.874/09 pelo prefeito Silvio Mendes (PSDB).

O projeto de autoria do vereador Chico Wilson (PSDB) tem como objetivo restringir o uso de sacolas não biodegradáveis fornecidas pelos estabelecimentos comerciais da capital.
Tendo em vista a provação da lei e as intensas discussões que vem acontecendo em torno do tema, a reportagem do Blog Célula Dois visitou estabelecimentos comerciais da cidade na tentativa de acompanhar como anda a repercussão da lei nos pontos comerciais, bem como entre a população.



A gerente de farmácia, Roseane da Silva, afirma ter conhecimento da lei apenas através dos jornais, mas que a empresa ainda não recebeu nenhuma notificação informando sobre o caso. “No caso da empresa em que eu trabalho, nós ainda não tomamos nenhum tipo de iniciativa em prol do meio ambiente, mas eu acho que uma atitude como essa é de grande relevância e já devia ter sido tomada há muito tempo. Com certeza nós buscaremos fazer a nossa parte!”, conta.



De acordo com José Wellinton, gerente de uma rede se supermercados de Teresina, a empresa em que ele trabalha já havia informado a respeito da lei através de uma revista de circulação interna da mesma. “Nós sempre nos preocupamos com a questão ambiental, procuramos conscientizar os funcionários e adotar medidas que ajudem a preservação ambiental.”, fala.

ENQUETE: Você já tem conhecimento da lei que obriga o uso das sacolas biodegradáveis nos estabelecimentos comerciaiss em Teresina? Pra você qual a importância?





Zenilde Silva, 70 anos, Aposentada.
Sim. Acho muito interessante uma lei como essa e tenho certeza de que se realmente for cumprida, ajudará muito ao meio ambiente.





Maria da Conceição, 43 anos, Cabeleireira.
Não. Mas acho que é de fundamental importância, dessa forma estaremos preservando o meio ambiente e ajudando as futuras gerações.





Ivan Lima, 33 anos, Agente de bagagem.
Não. Estão todos de parabéns pela iniciativa que já deveria ter acontecido há muito tempo. A natureza pede socorro!



Veja matérias relacionadas:

Sacolas "antipoluentes" serão obrigatórias em Teresina


Chico Wilson defende o uso de sacolas biodegradáveis

Texto e Fotos: Viviana Braga (vivianabraga@hotmail.com)

Congresso debate sobre a saúde da mulher e do recém-nascido

Nessa quarta-feira, dia 24, acontece o VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (COBEON) em Teresina, no Rio Poty Hotel. O tema principal será: Qualificação da Atenção e dos Recursos Humanos de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido.

O Congresso, que segue até o dia 26, será constituído de oficinas, conferências e mesas redondas que abordarão temas sobre a qualificação do profissional de saúde, sistematização da assistência de enfermagem aplicada em maternidades e autonomia profissional na atenção ao parto e nascimento.


Exibir mapa ampliado

Segundo a diretora da ABENFO (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras) do Piauí, Lucimar Ramos, esse Congresso tem a finalidade de discutir a assistência à mulher e ao recém-nascido, através da qualificação dos recursos humanos. E ainda informou que não será restrito apenas aos enfermeiros ou estudantes da área.

“O foco maior que iremos destacar é a questão do parto. Assim como o Ministério da Saúde tenta advertir, os profissionais da área querem defender os partos normais e humanizados, bem como a construção de casas de parto, onde a mulher pode ter um atendimento perto da família sem quaisquer problemas”.

Lucimar Ramos, que é uma das organizadoras do Congresso, frisou a importância desse evento para o próprio estado do Piauí. “Por não ter muitos atrativos turísticos, tem pessoas que esquecem que o Piauí é um importante estado a nível social e de boa qualidade em formação de profissionais”, destacou.


Confira programação completa




Texto e vídeo: Isabel Nunes (belseyka@hotmail.com)


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

INSIGNE WEB

Você conferiu o blog webjornalístico Insigne Web, responsável pelas postagens anteriores à nossa. A cada dia da semana, um blog diferente variando mais a sua informação!

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

sábado, 20 de junho de 2009

Confira! Célula Dois visita terreiro de Umbanda

O Célula Dois foi a um terreiro de Umbanda, e mostra para vocês, usuários, os rituais e a relação da religião com o Catolicismo.

A Umbanda foi criada pelo médium brasileiro Zélio Fernandino de Morais no ano de 1908. No entanto, há muito essas formas de culto já existiam.

Em Teresina, o Pai de Santo Marcos de Oxum atende no bairro Piçarreira I, zona leste da cidade, próximo ao bar Kassino House.


Pai de Santo Marcos de Oxum


Ao chegar à porta da casa, conhecida como Casa do João da Mata, o cheiro de velas é bem marcante. Dança, tambores, cachaça e cigarro também fazem parte do ritual da Umbanda, a chamada Sessão. As Sessões são dirigidas pelo Chefe de Terreiro, que pode ser um Pai de Santo ou uma Mãe de Santo. Esses chefes incorporam as Entidades ou Guias, que podem ser Pretos Velhos, Pombas Giras ou outras figuras religiosas. Aqueles que incorporam entidades são chamados “cavalos”.

Ouça explicação de umbandista sobre os cavalos

Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.


A dança e o canto são indispensáveis ao ritual


Os chefes de terreiro são ajudados pelos Filhos de Santo durante as sessões. Filhos de santo são sacerdotes representantes dos orixás, assim como os padres são os representantes de Deus no catolicismo.

Clique aqui para saber mais sobre os filhos-de-santo

Veja aqui as personalidades dos filhos-de-santo

Filha de santa


Altares


Clique aqui para saber sobre os altares

Imagem de João da Mata


Pretos Velhos


Para a evocação de entidades, há a ação dos Pontos Cantados, que são cantigas de louvor que energizam o ambiente para a chegada e a despedida das entidades.

Clique aqui para baixar alguns pontos cantados

Dança para recebimento do Guia


Veja vídeo de dança umbandista


Entidade incorporando Pai de Santo


Após a dança e os Pontos Cantados, os guias “descem a Terra” através de seus cavalos e passam a atender os necessitados e interessados.

Veja vídeo de dança do Pai de Santo e Cavalo Marcos de Oxum


Logo depois, Marcos de Oxum passa a ser incorporado pelo guia Otávio Légua Buji Buá da Trindade Tamancão, de, segundo ele próprio, 1335 anos de idade.



O Preto Velho Otávio Légua Buji Buá da Trindade Tamancão se apresenta ao Célula Dois. Confira vídeo.



Pretos Velhos são entidades que foram escravos no Brasil quando vivos. Eram negros escravos africanos adeptos ao Candomblé.

Saiba o que é Candomblé clicando aqui.

A Umbanda é confundida com Macumba por leigos, principalmente pelos mais preconceituosos. Por conta da perda de valores tradicionais, a Macumba se torna uma expressão resignada a toda e qualquer religião africana. Quando se fala em religiões africanas, pensa-se logo em maus presságios, agouro, maldições. Mas, segundo os umbandistas, os Exus fazem o que lhe pedem. Se ele é pago, ele cumpre o trato. Então tudo depende de quem pede, a maldade está não pessoas que vão atrás das entidades. “Muitos usam os Guias para o mal, para perseguições”, diz Marcos de Oxum.


Guia atendendo pedidos


Outra entidade confundida com mau agouro é a Pomba Gira. Mas, assim como os Exus, esta também só faz o que lhe pedem.

Pomba Gira


“Cada Pomba Gira tem um nome. Dona Maria Padilha Rainha das Encruzilhadas era de Pernambuco, casada com um homem renomado na época. Dizem que ela morreu em frente a um cabaré, mas é mentira. Ela morreu de doença. É a Pomba Gira mais poderosa existe, pois foi a única a fazer feitiço ainda em vida. Maria Padilha foi expulsa de casa e criada por uma curandeira, quem a ensinou a fazer feitiços. Usou feitiço para se casar. Aquele que foi seu marido era noiva de outra, até Maria Padilha enfeitiçar o cinturão usado por ele. Pomba gira é uma princesa, é uma mulher fina, de fama. Quando se faz um pedido a Iemanjá, se entrega o que ela gosta. Entrega espelho, perfume, pente, batom... Tudo que uma mulher gosta. Do mesmo jeito é a Pomba Gira. Gosta de champagne, gosta de cigarro fino, gosta do vermelho, que é a cor dela, cor da paixão”, nos conta o guia Otávio Légua encarnado no cavalo Marcos de Oxum.



Ouça mais sobre o “encantamento” de guias

Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.

A cachaça é essencial para o ritual


Ao contrário do que muitos pensam, a umbanda tem muitos pontos em comum com o catolicismo. “Deus é um só, as crenças nele é que mudam de nome”, diz Marcos de Oxum.

Umbanda e catolicismo segundo Otávio Légua Buji Buá

Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.

Veja relação de santos católicos e entidades umbandistas:
Oxalá - Jesus Cristo
Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes
Ogum - São Jorge
Oxóssi - São Sebastião
Xangô - São Jerônimo, São João Batista, São Miguel Arcanjo
Oxum - Nossa Senhora da Conceição
Iansã - Santa Bárbara
Omolu - São Roque
Obá - Santa Rita de Cássia, Santa Joana d'Arc
Obaluaê - São Lázaro
Nanã - Sant'Anna
Egunitá - Santa Sara Kali

Sites relacionados:
Giras de Umbanda
Blog Macumba Braba
FIETRECA (Federação Internacional Afro-brasileira)



Postado por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROTESTO! Cai diploma, cai dignidade no jornalismo brasileiro!

Protesto dos jornalistas, segunda-feira na avenida Frei Serafim, em frente ao supermercado Hiper Bompreço, às 10h.
Todos vestidos de preto e nariz de palhaço.


Exibir mapa ampliado

Postado por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Web COMNEWS

Blog encarregado de atualizar as próximas notícias.
Não deixem de visitá-lo e comentá-lo!

Clique aqui para acessar o blog


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

domingo, 14 de junho de 2009

Tudo pelo Festival de Inverno



Hotéis lotados não impedem turistas de irem ao Festival de Inverno. Moradores da Cidade da Opala alugam quartinhos, às vezes a casa toda. Mas até quando assim não há mais vagas, o jeito é apelar para as barraquinhas.


Camping nos quintais de Pedro II


Tudo isso pela beleza da Cidade da Opala, que tem como principais pontos turísticos o Morro do Gritador e a Cachoeira do Salto Liso.

Morro do Gritador


Ouça o porquê do nome “Morro do Gritador”


Não consegue ouvir pelo player? Clique aqui.

O Morro do Gritador é um cânion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar. Veja fotos:









Cachoeira do Salto Liso


A cachoeira do Salto Liso possui véu de água de cerca de 30 metros, com águas frias e cristalinas. Confira:









Notícias Relacionadas:
Chapéu que vai e volta
III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II
João Bosco (en)canta no festival de Inverno de Pedro II

Último dia de Festival de Inverno nesta noite (14)
Ivan Lins emociona público na cidade da Opala
Festival de Inverno em Pedro II proporciona bons investimentos realçando a economia do município
Segundo dia de festival tem grande aumento de público
CONFIRA! Cobertura completa do Festival de Inverno de Pedro II
Programação completa do VI Festival de Inverno de Pedro II
Zizi Possi não comparece ao Festival de Inverno de Pedro II



Texto e fotos por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Último dia de Festival de Inverno nesta noite (14)

A essa hora, os companheiros de música piauiense que não são somente piauienses, se apresentam no Palco Jazz, no último dia do 6° Festival de Inverno de Pedro II.
São eles Roraima, que é de Boa Vista-RR e contribui bastante na cultura piauiense, Mirton de Paula e Vanda Queiroz.

Site Relacionado:
Blog do Roraima

Notícias Relacionadas:
Chapéu que vai e volta
III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II
João Bosco (en)canta no festival de Inverno de Pedro II

Tudo pelo Festival de Inverno
Ivan Lins emociona público na cidade da Opala
Festival de Inverno em Pedro II proporciona bons investimentos realçando a economia do município
Segundo dia de festival tem grande aumento de público
CONFIRA! Cobertura completa do Festival de Inverno de Pedro II
Programação completa do VI Festival de Inverno de Pedro II
Zizi Possi não comparece ao Festival de Inverno de Pedro II



Postado por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Ivan Lins emociona público na cidade da Opala

No penúltimo dia do 6º Festival de Inverno de Pedro II, Ivan Lins mostrou ser a atração mais esperada. De todos os dias, o sábado teve maior público. Pessoas chorando, emocionadas, cantando todas as músicas... O show teve apenas alguns problemas técnicos, mas isso faz parte da responsabilidade da organização do evento. Nada que deixasse os espectadores a desejar. Veja fotos:







A abertura ficou por conta da carioca com jeito cubano Marina de La Riva.

E para encerrar a noite, o parnaibano Teófilo empolgou a platéia como de costume.

Veja vídeos de Ivan Lins nesta edição do festival:


Site de Ivan Lins
Site de Marina de La Riva
Myspace de Marina de La Riva
Site de Teófilo Lima

Notícias Relacionadas:
Chapéu que vai e volta
III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II
João Bosco (en)canta no festival de Inverno de Pedro II

Tudo pelo Festival de Inverno
Último dia de Festival de Inverno nesta noite (14)
Festival de Inverno em Pedro II proporciona bons investimentos realçando a economia do município
Segundo dia de festival tem grande aumento de público
CONFIRA! Cobertura completa do Festival de Inverno de Pedro II
Programação completa do VI Festival de Inverno de Pedro II
Zizi Possi não comparece ao Festival de Inverno de Pedro II



Texto, vídeo e fotos por: Luana Campos (lua.ocampos@gmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Encontrado o corpo de mais uma vítima da tragédia em Cocal

Após 18 dias de buscas, usando cães farejadores vindos do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Piauí, confirmou-se neste domingo(14) que foi encontrado o corpo da 8ª vítima do rompimento da Barragem Algodões I, também localizada na cidade de Cocal, 268 Km da capital, Teresina.

O corpo é de uma criança de um ano e três meses, Raissa Alves dos Santos, encontrado no povoado de Angico Branco por um morador do local.
A menina, filha do agricultor Francisco das Chagas Alves de Sousa, foi levada dos braços do pai quando ocorreu a onda de mais de 15 metros, na tarde do dia 27 de maio, devastando povoados. Além de Raissa, Francisco das Chagas tem uma sobrinha que também desapareceu no dia do rompimento da barragem, Taissa Alves dos Santos, de 9 anos.
As buscas ainda continuam.

•Matéria relacionada:
Pai apóia buscas na esperança de achar filha

Postado por: Renata Linhares (natinhamour@hotmail.com)

Festival de Inverno em Pedro II proporciona bons investimentos realçando a economia do município

Além das atrações musicais e culturais que fazem parte do Festival de Inverno, realizado em Pedro II, 195 Km de Teresina, também pode ser observada a dinamicidade na área da economia local.

Com o festival, o comércio aflorou e vários estabelecimentos são abertos na cidade a cada ano.
O segmento de jóias em opala foi o que mais cresceu, sem falar do ramo em hospedagem para aumentar o número de leitos na cidade, que ainda são insuficientes para atender a demanda dos turistas que aumentam a cada ano.

Quanto à alimentação, também surgiram novos estabelecimentos, demonstrando assim, que o turismo tem modificado significativamente a realidade de Pedro II e que, a cada festival, a cidade vem se organizando para receber os turistas e assim, aumentando a oportunidade de emprego e renda para população.

Outros investimentos feitos neste último ano, foi a reforma da Praça Manoel Nogueira Lima, mais conhecida como a Praça da Bonelle, onde ganhou um restaurante panorâmico, fontes, dentre outras estruturas, como a rodoviária (inaugurada recentemente) e o Mercado do Artesão.

Um segmento importante que vale ressaltar em Pedro II é o artesanato, que impressiona com a qualidade e design das peças desenvolvidas no município.

O Sebrae é um grande parceiro do festival, onde tem cumprido seu papel de incentivar o surgimento de pequenos empreendimentos e também de qualificar novos empresários para que os negócios sejam cada vez mais rentáveis.

O Festival de Inverno é um evento que garante renda para Pedro II o ano todo. Hoje, a economia do município não depende apenas dos repasses de verbas do Governo Federal, tendo receitas que são geradas dentro do próprio município.

O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, conta com o incentivo do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura de Pedro II, patrocínio do Banco do Brasil, Colchão Ônix, apoio da Humana Saúde, Credshop, Gráfica Halley e Editora e Caixa Econômica Federal.

Notícias Relacionadas:
Tudo pelo Festival de Inverno
Último dia de Festival de Inverno nesta noite (14)
Ivan Lins emociona público na cidade da Opala
Segundo dia de festival tem grande aumento de público
CONFIRA! Cobertura completa do Festival de Inverno de Pedro II
Programação completa do VI Festival de Inverno de Pedro II
Zizi Possi não comparece ao Festival de Inverno de Pedro II

Chapéu que vai e volta
III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II
João Bosco (en)canta no festival de Inverno de Pedro II


Postado por: Renata Linhares (natinhamour@hotmail.com)

Situação do médico será discutida em Congresso

Entre os dias 18 e 20 de junho, o Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí e a Associação Piauiense de Medicina (ASPIMED) promovem o V Congresso Brasileiro sobre a situação do médico.

O evento será realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM) e tem como objetivo retratar a realidade atual do médico e propor soluções para a valorização do trabalho desse profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento, durante o credenciamento ou no portal do SIMEPI.

Exibir mapa ampliado

Segundo o presidente do Congresso, José de Alencar Costa, o objetivo é discutir situações como a tabela dos honorários médicos para ser inserida no SUS (Sistema Único de Saúde), fiscalização dos Conselhos e fazer com que o trabalho dos profissionais tenha melhores condições, porque, segundo ele, muitos médicos trabalham em vários locais, mas na maioria das vezes têm somente um vínculo de trabalho e precisam se desdobrar nos diversos empregos.

"A temática do Congresso sempre é voltada para essa situação, tanto financeira quanto ética. Instruí-los sobre como fazer sua propaganda será um dos pontos a serem abordados, juntamente com IV Fórum das Entidades Medicas do Nordeste, que será um evento paralelo para discussão da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) e principalmente, rever a questão da Lei da Regulamentação da Medicina, que ainda não foi aprovada. E para tentar resolver os problemas, provavelmente uma carta será elaborada para ser enviada aos locais de resolução das questões, que serão definidos no evento", informou José de Alencar.

Problemas com o áudio? Clique aqui

Confira a propragamação completa

Texto e áudio: Isabel Nunes (belseyka@hotmail.com)

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

XXXIII Encontro Nacional de Folguedos do Piauí gera grande expectativa quanto ao número de público estimado


O XXXIII Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, que será realizado entre os dias 19 e 28 de junho, está aguardando um público estimado de 250 mil pessoas. Estimativa esta, prevista pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através de sua diretoria cultural.

O evento acontecerá na Vila Olímpica do Estádio Albertão, devido os problemas causados pelas enchentes afetando a Potycabana. O espaço conta com uma área de 52 mil metros quadrados, com três palcos, onde se apresentarão grupos de dez Estados, além dos representantes do próprio Estado do Piauí.

Confirmaram presença 36 municípios do Piauí, dentre eles: Barro Duro, União, Corrente, Oeiras, Luzilândia, Parnaíba, Demerval Lobão, Campinas, São João do arraial, Morro do Chapéu, Vila Nova, Miguel Leão, Landri Sales, Uruçuí, Floriano, Assunção do Piauí, Lagoa Alegre, Castelo, Matias Olímpio, Lagoa do Piauí, José de Freitas, Altos, Cabeceiras, Cocal, Nossa Senhora de Nazaré, Aroazes, Valença, Curralinhos, Barras, Amarante, Lagoinha, Água Branca, Currais, Batalha, Olho D’água e Teresina.

Alguns dos grupos confirmados são: Alagoas (Grupo Folclórico Caboclinhas); Bahia (Banda do Padim Vô,Chegança Brasil Japão); Ceará (Txai Cia. De Dança,Chão de Estrelas); Maranhão (Boi Lírio de São João,Cia Dançata,Boi Riso da Mocidade); minas Gerais (Pereira da Viola); Pará (Uirapuru, Moara, Balé Para mazon); Paraíba (Companhia Raízes,Boi Igaraçú,Bandoleiros do sertão); Paraná (Grupo Para folclórico Pôr do Sol); (Pernambuco (Cabras de Lampião); e Piauí).

Outra grande atração que deve ser destacada é a Mostra Nacional de Quadrilhas, reunindo-se as principais quadrilhas do país, uma expectativa de 80, muitas delas vencedoras de concursos em seus Estados.
Há pretensões de que o Encontro permaneça na sua atual localização, devido sua área disponível, a facilidade de acesso, segurança e instalações adequadas, além de dispor de pelo menos 3 mil vagas de estacionamento.

A organização do evento conta com o apoio do Governo do Estado e instituições parceiras como a Caixa Econômica, Chesf e Banco do Nordeste.
Agora, é aguardar e conferir todas as atrações do XXXIII Encontro Nacional de Folguedos do Piauí. Além dos grupos folclóricos, haverá também comidas típicas, shows de forró, mostra de quadrilhas, seminários sobre as tradições brasileiras, oficinas e Festival de Toadas de Bois.

Postado por: Renata Linhares (natinhamour@hotmail.com)

Salão do Livro encerra suas atividades


Chega ao fim mais uma edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) neste domingo, dia 14 de junho. Às 14h houve entrega de prêmios aos jovens escritores e às 19h tem apresentação com as cantoras Patrícia Mellodi e Rita Ribeiro para encerrar o evento.

Para a expositora de livros infantis e didáticos Jamile Meneses, nesse ano, o Salão recebeu uma população maior, comparada com o número de visitantes do ano passado. Ainda informou que houve muitas saídas de livros, principalmente para os adolescentes que se preparam para o vestibular.


O presidente da Fundação Quixote (organizadora do evento), Luiz Romero, disse que gostou muito do Salão ter acontecido na Praça Pedro II e ainda não sabe se no próximo ano o SALIPI volta para o Centro de Convenções. Sobre o público, ele diz estar muito feliz com o resultado, porque muitas pessoas de diversos lugares marcaram presença na “Praça do Livro”.


Texto, foto e vídeos: Isabel Nunes (belseyka@hotmail.com)

Matérias relacionadas:
Importância do SALIPI para o Estado do Piauí
SALIPI homenageia escritores renomados
“Pacote mais que completo” é lançado no SALIPI
Poetisa angolana participa do Salão do Livro do Piauí
Dica de leitura: 1968 - O ano que não terminou
A arte no SALIPI também vem do lixo
Salão do livro aquece comércio informal

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões e críticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!