quinta-feira, 21 de maio de 2009

6ª caminhada FREE HUGS Piauí ocorre neste sábado

Neste sábado, dia 23 de Maio, vai ocorrer o 6º encontro do movimento Free Hugs.

A campanha é original de Sydney, e foi criada pelo australiano Juan Mann, em 2006. Mas foi somente em 2006 que a campanha se difundiu pelo mundo, por conta de um vídeo postado no YouTube, que hoje consta com mais de 35 milhões visualizações.



Site oficial da campanha (em inglês)
Site brasileiro da campanha
A campanha consiste em distribuir abraços gratuitos (Free |Hugs significa “Abraços Grátis” em português) para quem quer que seja, quer se conheça ou não.

Em Teresina, o movimento nasceu a partir da iniciativa de quatro amigos, que tiveram a atenção tomada pelo movimento. Liderados por Rascius Belfort, Glaycyjane Carvalho,
Camila Feitosa e Monique Rosa decidiram fazer o primeiro encontro dentro de um outro encontro, chamado “Orkontro Anime Next”. Ocorreu no Riverside Shopping.

Orkontro, pois são encontros marcados a partir de conversas pela comunidade virtual Orkut. “Anime Next” é um evento voltado para a cultura japonesa, com atenção especial para as animações, os chamados Animes.

Quer saber mais sobre Animes? Clique aqui

Os fundadores resolveram partir de uma comunidade no Orkut, no dia 20 de março de 2008, para saber como seria recebido pelos habitantes da cidade. Com boa repercussão, decidiram fazer um encontro real. A comunidade Free Hugs no Orkut já conta com 316 membros.

Foram realizadas em um total de cinco caminhadas na capital do Piauí:
1ª Caminhada - Dia 29/03/2008, em conjunto com o Orkontro Anime Next;
2ª Caminhada - Dia 26/04/2008, foram mais de 20 pessoas;
3ª Caminhada - Dia 10/05/2008, passou a alcançar nível nacional;
4ª Caminhada - Dia 19/07/2008;
5ª Caminhada – Dia 24/12/2008.

Nos encontros também são ministradas palestras sobre humanização, porém não fugindo do foco da campanha.



“Resolvemos fazer a 6ª caminhada no dia 23 porque o dia 22 é dia do abraço, e como cai na sexta-feira, fica quase impossível de aplicar a campanha, pois muitos dos integrantes estão em aula e fica difícil reunir o pessoal”, conta Glaycyjane, conhecida como Elfa.

A 6º edição do movimento ocorrerá neste sábado, dia 31 de Maio, a partir das 8 horas. Os interessados e curiosos podem participar, se deslocando para a Praça Dom Pedro II, no centro de Teresina, a partir de 7 hrs.

“Ficaremos na praça até as 8hs: 10min, depois deste horário iremos seguir o percurso da caminhada. Os pontos estratégicos serão comunicados aos que tiverem presentes na Praça Pedro II.”, ressalta Elfa.

Estão no roteiro, as praças João Luiz Ferreira, Conselheiro Saraiva, Fripisa e Marechal Deodoro. (clique nos nomes das praças para saber suas localizações pelo Google Maps)

Os Preconceitos para com as Inovações


Elfa continua, em entrevista à Célula Dois, que, apesar do intuito inocente e gentil, muitas pessoas se aproveitam e reagem com malícia. “Alguns gritam que é carência demais, outros estranham essa abordagem de abraços gratuitos e mostram receio. Já aconteceu de uma menina morder o ombro do Rascius de forma bem sensual, com o intuito de seduzir mesmo. Outra vez um rapaz deu um ‘acocho’ e tentou beijar uma menina, e outro rapaz colocou a língua dentro do meu ouvido!”, conta ela.

A reação deles é pacífica. Reagem explicando que é uma campanha em prol do carinho através de abraços.
Há também um pouco de restrição por parte dos homens de fora do Free Hugs, que dizem querer ser abraçados apenas por garotas.

Ouça Glaycyjane Carvalho sobre “anti- preconceito”



Veja vídeos de caminhas teresinenses clicando aqui
Fotos das caminhadas

Vote em nossa enquete!

Notícias Relacionadas:
Abraçar não custa nada e vale muito

Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário