quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hoje é dia do zootecnista: saiba mais sobre essa área

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, é comemorado o dia do Zootecnista (veja foto). Esse profissional estuda a criação e o aperfeiçoamento das raças animais, trata da produção e do aprimoramento genético, visando a melhoria dos rebanhos. É responsável pela pesquisa de fatores genéticos e ambientais para avaliar a qualidade e as condições de produção de uma criação.

O curso de Zootecnia não existe aqui em Teresina. Na Universidade Federal, funciona no Campus de Bom Jesus e na Universidade Estadual, no Campus de Corrente.
No Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) acontece hoje uma programação em homenagem ao dia do Zootecnista. Professores, alunos e profissionais da área poderão discutir os avanços e lutas para a criação de um Conselho Federal que regulamente a profissão, que é submetida ao Conselho Regional de Veterinária. No evento terá também palestras de caráter educativo e para descontrair, feijoada e partida de futsal para finalizar o dia.

E no dia 18 desse mês começa o maior evento na área da Zootecnia reunindo diferentes segmentos do agronegócio. O ZOOTEC 2009, com o tema “Visão Estratégica de Cadeias do Agronegócio”, será realizado em Águas de Lindóia, SP.
O professor e também zootecnista José Wilson da Silva Moura, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, deu uma entrevista falando um pouco do curso.

1) Como funciona o trabalho do zootecnista?
O profissional trabalha em cima do melhoramento do animal, em toda cadeia produtiva de alimentos de origem animal. Mas também o zootecnista trabalha a nível de planejamento agropecuário, administração de empresa, melhoramento genético. A única coisa em que diferimos do curso de Veterinária é que nós não tratamos da clínica médica veterinária, não curamos o animal. Nós produzimos o animal e oferecemos um alimento de qualidade, pois o que abrange o curso é nutrição, genética e sanidade. A Agronomia trata da produção dos vegetais e nós tratamos apenas das plantas que são a base de sustentação do animais ruminantes. Temos conhecimento de características e fertilidade de solo, adubação, nutrição de plantas.
Dentro da grade curricular de Agronomia e Veterinária tem o conteúdo da Zootecnia. Assim, eles podem se especializar em zootecnista. Temos tentado separar o curso do Conselho de Veterinária, mas ainda não conseguimos.

2) Quais são os campos em que o profissional pode atuar?
Promoção do melhoramento dos rebanhos, controle da qualidade das rações para os animais, desenvolvimento de trabalhos de nutrição, administração de propriedades rurais. Enfim, é uma área bastante complexa que visa sempre a produção animal.

3) O departamento de zootecnia tem esse nome porque a área abrange as disciplinas dos cursos de engenharia agronômica e veterinária. Mas por que não tem o próprio curso no departamento? O que falta?
É uma questão basicamente política, porque aqui tem uma estrutura muito grande, desde a entrada do Colégio Agrícola até o departamento. Uma estrutura zootécnica que daria subsídio ao curso de Zootecnia, além do quadro de docentes altamente qualificados que temos aqui. Com a contratação de mais quatro ou cinco professores, o curso estaria funcionando aqui na mesma qualidade do curso de Medicina Veterinária, por exemplo, que é bem conhecido nacionalmente.
Existe uma concorrência muito grande entre veterinários, agrônomos e zootecnistas. Os profissionais de Agronomia e Veterinária são os que não querem a criação do curso de Zootecnia porque enfraquece o próprio curso deles. Então a administração superior decidiu criar o curso em Bom Jesus, que foi uma escolha estratégica por conta de ser uma região em desenvolvimento do setor agropecuário. Isso é pela política do MEC e Governo Federal de expandir a Universidade no interior, não foi por acaso. Mas se aqui fosse criado o curso, ele já nasceria forte porque há uma estrutura eficaz para isso.

4) Como está o mercado local atualmente?
O mercado é limitado pelo próprio nível econômico do estado. A pecuária vem sofrendo consequências do desenvolvimento de outras atividades. A agricultura, principalmente através da soja, vem colocando a agropecuária para outras áreas. Mas o campo sempre existe, eu, por exemplo, sou zootecnista, docente e pecuarista. Agora fazer pecuária no Piauí é muito difícil, porque os recursos naturais são muito frágeis, tudo que interfere no sistema, interfere na composição, como o clima.

Ouça trecho da entrevista

Postado por: Isabel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário