quinta-feira, 21 de maio de 2009

Greve dos ônibus chega ao fim hoje

Depois da reunião de hoje no Tribunal Regional do Trabalho para resolver o problema da greve dos motoristas e cobradores de ônibus, o desembargador Meton Marques afirmou que foi decidido o ajuste salarial da classe em 8,05%. Como o SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) e SINTETRO (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina) não chegaram a um consenso, houve o acordo imposto pelo Tribunal.

Agora, os trabalhadores já devem retomar a rotina e o prazo fixado para acabar de vez com a greve e ter a circulação de toda a frota dos ônibus, será às 16h. E quem descumprir a ordem, terá que pagar uma multa de 5 mil reais.
Será feito um reajuste de R$ 10,00 no ticket refeição para a categoria que ganha mais de um salário mínimo e de R$ 20,00 para os que ganham até um salário mínimo, que já foram beneficiados pelo Governo Federal.

O secretário do SINTETRO, Elivan dos Santos, disse que todos irão cumprir a decisão. Já o presidente do SETUT, Herbert Miura, disse que o reajuste decidido ultrapassou o limite do que a empresa pode pagar e falou previamente que tomará as providências para recorrer judicialmente.

Nada mais justo do que recorrer na decisão, segundo Meton Marques, que afirmou que essa é uma decisão parcial e liminar e ainda falta uma decisão definitiva por parte do colegiado, onde ainda terão que ser discutidos assuntos como, a jornada de trabalho e legalidade das greves.

Ouça um trecho da fala do desembargador Meton Marques


Publicado por: Isabel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário