quarta-feira, 13 de maio de 2009

Laboratório de jornalismo da UFPI recebe novos computadores

No último dia 12 de maio o Departamento de Comunicação Social da UFPI recebeu quinze novos computadores. A entregua foi feita na tarde de ontem e a previsão é para que na próxima semana o laboratório já esteja devidamente montado à disposição dos alunos das disciplinas de Prátiva I-Jornal; Planejamento Gráfico e Editoração e Prática II-Webjornlismo. De acordo com o chefe do departamento, Magnus pinheiro, há um equívoco na disponibilidade do laboratório. “As pessoas acham que o laboratório deve ser usado apenas para a produção do jornal laboratórios, quando na verdade os alunos de Webjornlismo também podem ter acesso já que se trata da produção de matérias jornalísticas”, diz.
O laboratório que foi saqueado no período das férias ainda não teve o caso solucionado. A ocorrência foi feita para o setor de vigilância da UFPI, sendo criada, inclusive, uma comissão interna de investigação que, segundo o Chefe do Departamento, não tem o mínimo conhecimento de como proceder num processo de investigação e que possivelmente o caso nem tenha sido informado à Polícia Federal que seria a responsável pelo caso. “Eu nem cheguei a ser procurado pela polícia para prestar depoimento, diferentemente de como aconteceu quando arrombaram a porta da minha sala, onde a Polícia Federal foi acionada e se responsabilizou sobre a investigação do caso, já que se trava de um crime contra o patrimônio da União. O mesmo deveria ter ocorrido no caso do laboratório”, conta.
Para receber os novos computadores o laboratório foi equipado com grades na porta e nas janelas e segundo Magnus Pinheiro, a chave do mesmo ficará, por enquanto, sob responsabilidade exclusiva do departamento, até que seja concluída a negociação da vinda de um técnico para tomar de conta, assim como acontece nos laboratórios de foto, TV e rádio.
O professor Magnus Pinheiro fez questão de enfatizar a dificuldade para que chegassem esses quinze computadores. De acordo com ele, sempre houve um descaso muito grande por parte das administrações, tanto anteriores como a atual, com o departamento de Comunicação Social. Depois do aumento do no número de vagas a situação piorou ainda mais, pois se antes as turmas funcionavam com cerca de 20 alunos, hoje a demanda é de 40. “Teve épocas em que ficamos com apenas quatro computadores para a turma inteira. Foi preciso que houvesse uma campanha de eleição para nova administração para que o reitor enxergasse nossa situação e enviasse sete computadores. Aí veio o furto e nossa situação ficou ainda pior”, fala.
Ele ainda fez um alerta de que o recebimento desses computadores continua sendo uma medida paliativa, já que essa quantidade não atende a demanda.

Veja aqui vídeo do laboratório

Fotos:
Foto 1
Foto 2

Notícias Relacionadas:
Programação Intercom Nordeste 2009
Faculdades suspendem aulas por causa das chuvas
Mudanças no Vestibular das Universidades Federais

Postado por: Viviana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário