sexta-feira, 29 de maio de 2009

Comunidade africana da UFPI promove festa em comemoração ao dia da África


Neste próximo sábado, 30 de maio, acontece na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) a Festa D’África. O evento está sendo realizado pelos estudantes africanos da UFPI em comemoração ao dia da África que é celebrado todo dia 25 de maio.
De acordo com Jean Regis, originário da República de Camarões e estudante do 3° período de medicina na UFPI, este é um dia muito especial para eles, pois é uma oportunidade de mostrar um pouco da riqueza cultural dos países africanos, já que a mídia geralmente passa uma imagem muito negativa da África. “Nós vemos na mídia uma imagem muito diferente da África, onde não são passadas as condições reais em que nós vivemos mesmo. Quando eu cheguei aqui no Brasil pude perceber que a imagem que as pessoas tem dos nossos países na realidade não tem nada haver com a forma com eu vejo meu país amado. A África se tornou para muitos sinônimo de pobreza e miséria. Não que não exista isso lá, mas não podemos esquecer que não é só isso”, falou Jean Regis.
Hoje a UFPI tem cerca de 25 alunos africanos de vários países como Cabo Verde, Guiné, Angola, Nigéria, Gana e Camarões. Por isso a data é comemorada todos os anos, geralmente com programação durante toda uma semana. Esse ano, segundo eles, a comemoração foi um pouco menos diversificada devido a falta de tempo dos estudantes, mas que em compensação, devido a menor quantidade de eventos, a festa pôde ser mais bem preparada.

Durante a Festa D’África o público poderá conhecer um pouco mais da cultura desse continente através de apresentações culturais de músicas e danças, além de bebidas, comidas e desfiles com as roupas típicas da região.
Uma exposição com roupas, adereços e fotos também está circulando durante toda essa semana pela UFPI.
Os ingressos estão sendo vendidos pelos próprios organizadores do evento e também no dia da festa na portaria da ADUFPI pelo valor de R$15,00. Para maiores informações entre em contato com os números: 8838-7850 (Jean Regis); 99431009 (Mamadu) e na comunidade do orkut Comunidade Africana PI(AECPI).

Veja vídeo com convite para a festa



Texto: Viviana Braga
Fotos: Jean Regis Harold

Nenhum comentário:

Postar um comentário