quinta-feira, 21 de maio de 2009

Abraçar não custa nada e vale muito

Nesta sexta-feira, dia 22, é comemorado o Dia do Abraço. Um gesto simples que representa demonstração de carinho, momento de alegria ou tristeza, expressão de humanidade e a capacidade de amenizar dores.
“Diz a ciência, dizem os enamorados, dizem os médicos, dizem os sonhadores... o abraço cura”. Os orientais acreditam que, ao abraçar uma pessoa muito querida, deve-se inspirar e expirar três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

Segundo os psiquiatras, quando a pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta. Devido a esse aumento, a hemoglobina, que é responsável por levar o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, inclusive coração e cérebro, ativa todo o corpo. O sistema imunológico da pessoa sendo ativado, através de um abraço, ajuda a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.

A psicóloga clínica, Tathyana Lima, explicou um pouco sobre o que há por trás do ato de abraçar. “O abraço tem um significado ímpar para cada pessoa, mas podemos salientar, como um ponto similar em todos ‘os abraços’, a troca de sensações, como o toque da pele, e de sentimentos, como o amor, carinho, gratidão, entrega”.

Thatyana ainda falou sobre o fator da psicologia: “Além da escuta, da presença, o abraço também pode ser um recurso do psicólogo (desde que ambos, psicólogo e cliente, sintam-se a vontade) para acolher o sofrimento do cliente, o qual geralmente recorre à psicoterapia, bastante fragilizado”.

Sendo uma cura ou não, o abraço é conhecido como uma terapia e faz qualquer pessoa se sentir melhor. O importante é o bem estar, a vontade de acabar com o vazio interior e propagar alegria. O contato físico promove essa ajuda para uma vida melhor.
"Além do que, existem inúmeras pesquisas que comprovam que o abraço, assim como o riso, faz um bem enorme a saúde", concluiu a psicóloga.


Escolha o seu tipo de abraço
Aproveite a data também para dar um abraço em quem você gosta, nem que seja virtual
Veja um artigo bem interessante sobre o assunto

Notícia relacionada:
6ª caminhada FREE HUGS Piauí ocorre neste sábado


Postado por: Isabel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário