quarta-feira, 13 de maio de 2009

Confirmada greve de ônibus a partir de segunda-feira (18)

Nesta terça-feira (12), foram realizadas duas Assembléias gerais no Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários), uma pela manhã e outra pela tarde. Nestas assembléias, foi consensual a decisão por greve a partir das 00:00hrs do dia 18 de Maio de 2009 (segunda-feira).
Segundo o secretário de informação do Sintetro Francisco das Chagas Souza, o Índice nacional do Preço do Consumidor (INPC) foi calculado e chegou à conclusão de que 18% dos salários dos trabalhadores estavam acumulados desde 2008. Potanto, o Sintetro reinvidica as seguintes questões:
- Aumento de 18% no salário;
- Reajuste dos tickets;
- Redução da jornada diária de trabalho de 44 para 36 horas;
- Construção de terminais e de uma integração de terminais;
- Construção de banheiros com divisão de sexo;

O motorista Jair Garsses da Silva, que pilota a linha SOCOPO, da empresa Transcol, trabalha no turno da tarde. Começa às 13hrs e chega no terminal às 20:40hrs. Segundo ele: “Os usuários reclamam quando passamos do ponto, mas adoram quando paramos para eles fora das paradas. É muito fácil ouvir reclamações, e isso ajuda a aumentar o estresse. Nós também quase sempre somos os culpados de acidentes, e temos de arcar com danos físicos. Ao fim do dia, só nos resta exaustão e estresse. A construção de terminais poderia ajudar a diminuir nosso estresse, nos permitindo mais pausas de corridas”, afirma.

Antes destas assembléias realizadas pelo Sindicato dos Motoristas, no dia anterior, a segunda-feira (11), havia sido realizada uma reunião para discussões de mudanças para os trabalhadores entre o Sintetro e o Setut, tendo o SRTE (Superintendência de Trabalho e Emprego), como mediador da justiça. Eles, supostamente, escutariam ambos os casos e apresentariam uma proposta alternativa. “Vendo nosso pedido completamente diferente ao de nosso patrão, o SRTE não apresentou proposta nenhuma, ficou apenas como ouvinte”, diz o secretário de informação do Sintetro. (Veja mais no site do SETUT)

“Uma empresa como a TRANSCOL, com essa atual passagem no valor de R$ 1,75, teria de possuir mais de 700 funcionários. A transcol não possui muito mais de 600 funcionários, o que trás um grande lucro às empresas. Nós temos uma planilha de custo que é aprovada pela prefeitura. Quem encaminha esses custos é o SETUT. No entanto, a prefeitura não possui nenhum fiscal para confirmar o tempo de vida dos pneus e outros equipamentos, quantos litros de óleo diesel são necessários para a frota de cada linha, enfim, todos os gastos. Então não se sabe ao certo, o quanto essas empresas lucram. As empresas têm um número de frota a cumprir, que nem sempre são cumpridas. Com a diminuição dessas viagens, há um corte nos gastos”, reinvidica Francisco das Chagas.
Continua ele: “As greves de nossos serviços de transportes nunca prejudicaram ninguém, pois a prefeitura aluga e cadastra transportes de fora da linha normal para fazerem o trabalho. O serviço não deixa de ser prestado.”

E o camelô Antônio Pereira da Silva concorda: “Continuo acordando em meu horário de costume, é só pegar os ônibus ‘quebra-galho’.”

OS QUE GANHAM COM A GREVE

O moto-taxista Humberto Saraiva trabalha no ramo do moto-taxi há mais de 10 anos, e é sua atividade principal. “Com a greve dos ônibus, nossa demanda apenas aumenta um pouco, em torno de 30%.”

Ouça o preço da corrida via moto-táxi, do centro até a UFPI

Clique aqui para votar em nossa enquete e dar sua opinião

FOTOS:
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Secretário de Informação do Sintetro

SITES RELACIONADOS:
Blog da TRANSCOL
Saiba o que é INPC
Site da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PI)
Localização do Sintetro no Google Maps
Localização do Setut no Google Maps


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Sem acordo salarial, ônibus devem parar na segunda-feira
Ônibus coletivos de Teresina podem parar por falta de combustível
Licitação das linhas de ônibus de Teresina
Estudantes sofrem com fila no SETUT
2ª via do 'Passe Verde' poderá ter valor reduzido

Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário