terça-feira, 5 de maio de 2009

Estado do Piauí debaixo de água

Mais chuvas na cidade de Teresina e em todo o Piauí. Acidentes, trânsito em caos, interrupção nas estradas, perdas materiais de centenas de famílias e até mortes tem sido consequências da temporada de chuvas no Estado.

Na capital e, principalmente, no interior, milhares de pessoas já perderam suas casas. Os estados do Maranhão e Ceará também estão sofrendo problemas por conta das enchentes. O nível de água dos rios Poti e Parnaíba em Teresina e de outros rios nas cidades do interior do Piauí tem crescido e todos os dias mais problemas são registrados.

Desde o dia 16 de abril, quando começaram as intensas chuvas, milhares de pessoas passaram a ficar desabrigadas e avenidas ficaram intrafegáveis. Muitos carros são puxados por reboques nas ruas em que os rios ultrapassaram e agora, muitos convivem em abrigos coletivos, escolas públicas e estádios por causa das perdas.

No fim de semana, o tráfego de trens entre Teresina e Fortaleza foi bloqueado devido ao desmoronamento de barrancos que afetou os trilhos. Hoje as aulas foram suspensas, tanto em escolas públicas como em privadas, juntamente com as Universidades Federal e Estadual e Faculdades particulares.

Hoje, o Piauí recebe o presidente Lula, cuja visita tem o objetivo de pedir mais recursos para atender as famílias desabrigadas e reparar os estragos feitos pelas constantes chuvas, que já passaram bastante do esperado. Os prefeitos dos municípios atingidos se reúnem para apresentar as condições das famílias atingidas e pedir verbas para recuperação dos danos, mostrado pelo quadro S.O.S Piauí da TV Meio Norte.

O número de famílias sem abrigo está crescendo a cada hora e diversas notícias são veiculadas a cada momento nos sites e jornais de Teresina. O fornecimento de energia também foi cancelado, pela CEPISA, devido os fios estarem próximos à água nas áreas alagadas, evitando acidentes. A frota de ônibus foi reduzida a partir de hoje com o intuito de diminuir os congestionamentos causados pelas interdições de pontes e vias na cidade.

O importante na situação em que a cidade se encontra é tomar cuidado ao sair de casa e seguir as rotas alternativas dadas pelo STRANS. Mais informações no site da Prefeitura de Teresina.


Video mostra a agitação do Rio Poti visto da Avenida Cajuína


Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5


Postado por: Isabel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário