quinta-feira, 21 de maio de 2009

Moradores do bairro Primavera I enfrentam dificuldades pós-enchentes


Duas semanas após a situação de calamidade pública, decretada em Teresina, devido às fortes chuvas, a equipe de reportagem do Blog Célula Dois retorna a Rua Assunção, Bairro Primavera I, para conferir como anda a vida daquelas pessoas que a mais de 20 anos enfrentam os transtornos dos alagamentos na área.
Apesar do nível das águas do rio já ter voltado ao normal e ter desocupado as casas da região, a maioria dos moradores ainda não retornaram a sua casas. As poucas pessoas que se encontravam no local, estavam apenas de passagem para fazer a limpeza de suas casas.


De acordo com a lavadeira, Rosiris Maria Damasceno, ainda não há condições das pessoas retornarem as suas casas. Eles aguardam ansiosos o mutirão de limpeza da Prefeitura, juntamente com a SUCAM para que seja feita a limpeza da área. “Além das casas ainda estarem muito úmidas e com um forte mau cheiro, as ruas ainda estão muito sujas e há grande presença de insetos”, diz Rosiris.
Ela ainda afirma não ter perdido nada durante a enchente, pois logo que percebeu o aumento do nível da água, desocupou imediatamente sua casa e mudou-se para uma alugada para a prefeitura.
Já a dona de casa, Fátima Alves, não teve a mesma sorte, durante a enchente perdeu alguns de seus bens, dentre eles, cama, guarda-roupa e cadeiras, por falta de lugar para guardá-los. “Eu até consegui encontrar uma casa para alugar, mas tinha que dividi-la com mais três famílias e por isso não tive condição de levar todas as minhas coisas pra lá, pois não havia espaço suficiente, aí foi o jeito ficar”, conta.
Quanto às ajudas que vem sendo prometidas quase nada foi repassado aos moradores da região. “Parece que nós fomos esquecidos pelas autoridades. A única coisa que chegou aqui foi uma cesta básica no início das enchentes e mais nada, diz Rosiris Maria.







Texto e Fotos: Viviana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário