terça-feira, 5 de maio de 2009

Surto da Gripe A não afeta consumo da carne suína em Teresina

A gripe A ou gripe suína ainda não teve nenhum caso confirmado no Brasil, isso é fato. Mas as freqüentes notícias de que o vírus anda se espalhando pelo mundo tem deixado a população em alerta. Com isso o surgimento de questionamentos e com eles os “mitos” são freqüentes. Um desses mitos seria o de que através do consumo da carne de suínos pode-se contrair a doença. Em decorrência do boato o Ministério da Saúde tem divulgado comunicado informando a população sobre as formas de contágio do vírus que é transmitido apenas pelo ar e pelo contato com secreções de animais ou humanos doentes. Conversamos com Ezequiel Esdras que atua como chefe do setor de perecíveis a mais de 20 anos. Ele nos contou como anda o mercado e a venda da carne suína em Teresina.

UFPI: Houve queda na venda da carne suínas e de seus derivados aqui em Teresina?
E.E Até o momento não. Estamos com o produto em promoção nos finais de semana e tem tido boa aceitação até então.
UFPI: Os funcionários tem ouvido dos clientes algum comentário em relação ao medo de consumir a carne suína?
E.E: Não, dos clientes não. Eles tem comentado do que ouvem por aí nos noticiários.
UFPI: Você acha que falta um trabalho de conscientização para que as pessoa entendam melhor as formas de contágio da doença?
E.E: Acho sim, as empresas deveriam ter essa iniciativa e a própria ANVISA fazer uma maior divulgação de que é seguro consumir a carne suína.
UFPI: O mercado tem instruído o profissional para que durante o atendimento ele possa esclarecer possíveis dúvidas do cliente?
E.E: Não, ainda foi tomada essa iniciativa. Mas isso é um projeto papa um futuro bem próximo.
UFPI: Qual o posicionamento dos fornecedores sobre o assunto? Tendo em vista que em algumas regiões do país ouve uma queda nas vendas.
E.E: Até agora, pelo menos os fornecedores com que eu tenho contato, tem se mantido tranqüilos. Acredito que principalmente pelo fato de ainda não ter sido confirmado nenhum caso aqui no Brasil.
UFPI: Mesmo sabendo que a contaminação com o vírus da gripe suína não acontece por meio do consumo da carne, sabe-se que se não tomados os devidos cuidados a carne de porco pode transmitir outras doenças. Qual o nível de qualidade da carne suína vendida em Teresina?
E.E: No caso do estabelecimento em que eu trabalho, nós só vendemos produtos industrializados, congelados. Por que aqui em Teresina não existe a fiscalização nem Setor de Inspeção Federal (SIF) nem dos SIE e SIM-Setores de Inspeção Estadual e Municipal respectivamente. Então não é recomendado que se faça o consumo de carne suína in natura.

Ouça áudio da enquete feita com consumidores

Veja fotos da matéria:
Foto 1
Foto 2
Foto 3


Postado por: Viviana Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário