sexta-feira, 29 de maio de 2009

Realizada hoje segunda reunião do Movimento Pró Cineclube


Aconteceu hoje, às 18h, no Auditório da Coordenadoria de Assuntos Culturais e Comunitários (CACC) da UFPI, a segunda reunião do Movimento Pró Cineclube. Este segundo encontro teve como objetivo estudar a prática cineclubista, discutir e definir programações, bem como as próximas sessões.
Na ocasião foram exibidos os curta metragens clássicos Leaving the Factory e Arrival Of a Train, de 1895 dos irmãos Lumiére;The Kiss (1896) de Thomas Edison; Um Homme de têtes (1898) e L’homme orchestre (1900) de George Méliès.
O movimento foi uma iniciativa de alguns professores da UFPI que sentiam a necessidade de um espaço para apreciar e discutir filmes de relevância social. Tem a sua frente a artista multimídia, Adriana Galvão, que é professora do Departamento de Artes e Música da UFPI.
A primeira reunião aconteceu no dia 20 de maio na sala de reuniões do Departamento de Fundamentos da Educação da UFPI (DEFE)e teve por objetivo agregar apreciadores da linguagem cinematrográfica e encontrar diretrizes para a criação de um cineclube na UFPI. Este primeiro encontro contou com a presença de 23 pessoas, dentre elas alunos e professores de vários departamentos da UFPI, todos amantes da arte cinematográfica.
“Considero uma grande vitória, pois embora pequena a divulgação, conseguimos agregar um grande número de amantes do cinema, foram 100 cartazes que corresponderam a 23 presenças”, disse Adriana Galvão em e-mail enviado aos participantes da primeira reunião.
Os cineclubes são associações sem fins lucrativos, um lugar de prática da democracia, com compromisso ético e cultural.
Conheça um pouco do perfil de Adriana Galvão em entrevista concedida à equipe de reportagem do Blog Célula Dois:



C.D: De onde vem o seu interesse pelo cinema?
A.G: Comecei como escultora já na época da graduação. Me fascinava o “poder” de modelar, descobrir uma forma dentro de algo bruto. Atuei como aderecista e cenógrafa de instituições diversas e meu interesse sempre foi pela investigação de novos materiais e novas linguagens. O trabalho do artista já é em si algo subjetivo e abstrato, pois requer uma formação incessante através da pesquisa e fundamentalmente da prática. Como artista multimídia tive um longo percurso repleto de experiências, que propiciaram novas descobertas a cada novo projeto, a cada nova idéia. Em determinado momento deste percurso de formação, aconteceu a fotografia, em virtude da necessidade de instrumentalização da técnica para aplicação em um projeto que tinha como foco a escultura, baseada nos trabalhos Habitáculos, de Felícia Lerner. As esculturas gigantes da artista compõem o único museu a céu aberto do Brasil, na cidade de Campos do Jordão/SP. Eu estava realmente incorporada ao projeto, mas a descoberta da fotografia foi “instantânea”. Foi quando percebi, me libertei sinceramente dos materiais clássicos, como o cinzél, formão, martelo, tintas e telas para passar a criar de forma imediata.
Em relação às técnicas tradicionais, a fotografia não exige um longo tempo para sua confecção, como uma escultura que leva dias para fazer, num trabalho exaustivo físico e mental. Na verdade foi um rendimento à tecnologia, pois ingressei de vez na era digital . Daí para o cinema foi uma conseqüência natural, influenciada também por uma grande amiga e cineasta Ananda Filippi.
C.D: Qual a sua experiência na área do cinema?
A.G: Meu primeiro filme foi em 2003 como assistente de maquiagem. Foi uma experiência inesquecível, uma primeira vez impecável! Foi a primeira vez que entrei atrás da câmera e, percebi como se fazia “a mágica”. Mais uma vez algo novo havia acontecido em minha carreira, mas nunca imaginei que fosse durar - devido à minha inquietude artística. Considero estudar e fazer cinema uma descoberta existencial. Foi através do cinema que pude exercitar todas as linguagens artísticas, principalmente em relação à aplicação dos fundamentos da plástica. Compor um cenário, trabalhar a modelação da luz, pintar um rosto, contar uma história. Assim como todo o percurso anterior, dentro do cinema foi uma experiência galgada no desempenho de várias funções como: figurinista, cenógrafa, diretora de arte, assistente de câmera, diretora de fotografia, operadora de câmera até chegar à direção. Durante esse tempo fiz alguns cursos isolados com os cineastas: Joel Pizzini, Michal Ruman,Valter Caira, Peter Baiestorf e Zé do Caixão. Nesse período, já havia formado alguns coletivos. Dentre eles, houve a Agave Produções Artísticas, um grupo experimental da UNICAMP, a V1 Produções Artísticas, Alocse Produções e outros, onde produzimos vários filmes com apoio da TV Unicamp. Paralelamente ao exercício de fazer cinema, passei a dar cursos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Também desenvolvo um trabalho com arte-educação, e passei a aplicar o fazer cinematográfico na disciplina de Arte em escolas públicas do estado de São Paulo. Foi uma experiência incrível utilizar o cinema como aliado ao processo de ensino aprendizagem, pois o trabalho da equipe que se forma em torno de um objetivo comum, que é o filme pronto, deve ser coesa, dinâmica, homogenia. Houve uma verdadeira transformação nas atitudes, valores e pensamentos dos alunos. O projeto CurtaNAescola foi realizado entre 2005 e 2007, onde foram produzidos 9 curta metragens.
Ao longo de minha carreira participei de mais de 20 produções audiovisuais. Ano passado ministrei dois cursos bastante significativos, que resultaram em dois trabalhos: um de ficção, chamado Bella, e outro um documentário - ainda em fase de edição com previsão para lançamento este ano – que foi realizado no Assentamento XX de Novembro, Cordeirópolis/SP. O curioso é perceber que a maioria das famílias imigrantes são daqui, do nordeste, mas tem gente de todos os cantos do Brasil. Queria dizer que fazer cinema é possível, também, por ter ao meu lado um companheiro e parceiro cinematográfico, Alexandre dos Anjos, compositor e diretor de som de meus vídeos, que fornece-me todo o apoio e incentivo para trabalhar como cineasta.
C.D: Qual a sua avaliação sobre o mercado e as produções cinematográficas aqui no estado?
A.G: Esse é um tema de pesquisa bastante recente, que realizo com minha turma, na disciplina Cultura Popular aqui na UFPI. Nós vamos identificar e catalogar o que está sendo produzido de cultura popular aqui dentro de Teresina, por que não dá pra gente abranger o estado todo neste momento. Curiosamente o tema cinema foi rodado de mão em mão e ninguém queria então eu assumi essa parte. Nós lá do sudeste, não conhecemos nada daqui, só mesmo o boi, a culinária, o litoral, mas, realmente, a cultura regional do Piauí é amplamente desconhecida! Moro em Teresina desde janeiro deste ano, e até agora com a nova pesquisa conheço o trabalho do Grupo Mel de Abelha, que se formou na década de 80 e que era composto por: professor Luís Carlos Sales, Dácia Ibiapina, Valderi Duarte, Socorro Melo e Lorena Rego. Tem ainda o Torquato Neto com o cinema marginal que nós não podemos esquecer. Conheço os trabalhos do Douglas Machado que é um grande documentarista daqui, um pouco sobre o Alan Carneiro (in memorian). Contudo, ainda é muito cedo para formar uma opinião sobre o cinema produzido em Teresina, há pouca bibliografia e registros em acervo público. O que percebo, é uma preocupação em contar histórias da identidade cultural do povo nordestino a fim de preservar e exaltar sua existência. Agora, voltando ao Movimento Pró Cineclube, podemos considerá-lo uma retomada da produção e pesquisa sobre o cinema, que foi amplamente exercitado nas décadas de 80 e 90 por grupos, pessoas e instituições religiosas. Quanto ao mercado cinematográfico, é preciso urgente que se encontre uma política de implementação de salas de cinema, com programação equivalente aos grandes centros e a criação de salas para filmes de arte.
C.D: Pra você, cinema é?
A.G: É uma cachaça, você toma e nunca mais quer parar, é viciante. Cinema é a minha vida!

Sites relacionados:
Conselho Nacional de Cineclubes
Federação Internacional de Cineclubes

Confira vídeo de abertura



Texto e Fotos: Viviana Braga

Ministério Público Federal realizará investigações sobre o rompimento da barragem de Algodões I

Devido solicitação feita pelo Ministério Público Federal,peritos em engenharia da Polícia Federal irão investigar as causas do rompimento da barragem Algodões I e quem são os responsáveis pelo ocorrido.
Já se encontram no local da barragem dois peritos-engenheiros da Polícia Civil realizando uma investigação minuciosa sobre as causas do rompimento,para tentar descobrir se havia problemas em sua estrutura.
Os órgãos públicos responsáveis pela construção e manutenção da barragem foram notificados pelo Ministério Público para que providenciem e apresentem relatórios sobre as condições em que a obra foi realizada,para que possam analisar se foi realmente um efeito de um fenômeno da natureza ,se os recursos foram realmente aplicados corretamente e ainda,porque as famílias foram autorizadas a voltar para suas casas.
Como houve mortes, não será descartada a possibilidade da abertura de inquérito criminal para investigar o caso.
Tudo vai depender do que disserem os responsáveis e do que for mostrado no laudo dos peritos.
Postado por:Renata Linhares

O Programa Minha Casa,Minha Vida terá como mais nova parceira a Prefeitura de Teresina.

Foi formalizada a participação da Prefeitura de Teresina no Programa Minha Casa,Minha Vida, do Governo Federal, que tem como objetivo a construção de casas populares na cidade,tendo a Caixa Econômica Federal como órgão operacionalizador.
Com a assinatura do termo de adesão,o prefeito Sílvio Mendes(PSDB) confirma a doação de terrenos para o programa,bem como isenção de parte dos impostos,dentre outros benefícios.
No Piauí ,é previsto a construção de 22 mil casas,sendo 10 mil na capital.
Das providências a serem tomadas pela Prefeitura,também consta autorizações,alvarás, licenças e outras medidas necessárias inerentes à aprovação e viabilização dos projetos arquitetônicos e urbanísticos.
Para ser beneficiadas com o Programa,as famílias interessadas devem realizar um cadastro que será organizado pela Prefeitura,onde serão analisadas as que se enquadram na faixa de renda estipulada do projeto,que são de zero a três salários mínimos,sendo estabelecido carência de moradia.As famílias serão,também, beneficiadas com a isenção total do ITBI(Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Postado por:Renata Linhares

“Deznecessários” se apresenta hoje (29) em Teresina

O grupo de humor Deznecessários está em turnê pelo Brasil e se apresenta em Teresina nos dias 29, 30 e 31 de Maio, no Teatro 4 de Setembro. Hoje e amanhã, a partir das 21 horas, e no último dia, às 20 horas.

Os ingressos são limitados e vendidos da bilheteria do Teatro. Inteira – R$40,00; Meia – R$20,00.

Veja localização do Teatro no google maps

O grupo conta com seis artistas principais e mais quatro que fazem parte do grupo musical que se apresenta durante o espetáculo (por isso o trocadilho numérico).

Os Deznecessários se apresentam regularmente no complexo Rio-São Paulo, mas decidiram fazer turnê nacional durante este ano de 2009.

O grupo tem como diretor (que também é atuante na peça) o artista Paulinho Serra. Ele é ao mesmo tempo, diretor, ator e humorista. Como humorista, ficou mais conhecido através do programa da Rede TV, Pânico na TV.

Os outros cinco são: Maira Charken, Rodrigo Capella, Miá Mello, Marcelo Marrom e Eduardo Sterblitch - conhecido como repórter César Polvilho do Pânico na TV.

Vídeo mais famoso do grupo


Sites Relacionados:
Site oficial dos Deznecessários
Ex-viado
Comunidade no Orkut

Informações sobre o evento, ligue (86) 3222-7100


Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Avenida Maranhão interditada


Devido as obras do Metrô de Teresina, a Avenida Maranhão será interditada neste sábado e domingo, dias 30 e 31. Os ônibus que passam pela Avenida Maranhão no sentido Sul/Norte vão circular somente até a Praça Saraiva e seguir pela Avenida José dos Santos e Silva e pelas ruas 24 de Janeiro, Paissandu até a Areolino de Abreu.

Os demais veículos devem evitar passar pelo trecho que corresponde às ruas Areolino de Abreu e Coelho Rodrigues, para não haver mais transtornos.
Segundo a Prefeitura de Teresina, o pedido foi feito pela CMTP (Companhia Metropolitana de Transportes Públicos) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRANS - estará dando apoio para os possíveis congestionamentos.

Texto: Isabel Nunes
Foto: Joyce Helane

Programa de crédito educativo favorece Ensino Médio

O Financiamento Estudantil(Fies),programa de crédito educativo do Ministério da Educação(MEC),que antes,apenas atendia aos alunos de nível superior,agora,pretende financiar também,os cursos técnicos de nível médio das escolas públicas.

O Fies,também,lançou outra novidade, permitir que formados em licenciaturas e medicina possam pagar o empréstimo prestando serviço na rede pública de educação ou no programa Saúde da Família,quitando assim, seu empréstimo em um prazo de oito anos e quatro meses,abatendo 1% da dívida a cada mês trabalhado.Sem falar que,o formado receberia o seu salário normalmente,o que pagará a dívida com o Fies é o trabalho na rede pública.

Mas,para participar das mudanças ocorridas no Fies,as instituições de ensino tem que obter nota três,no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes(Enade),na escala de um a cinco.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a edição de medida provisória ontem(28), para que o novo formato do Fies entre imediatamente em vigor. Mas a proposta poderá seguir para o Congresso como projeto de lei, em regime de urgência.
Postado por:Renata Linhares

Comunidade africana da UFPI promove festa em comemoração ao dia da África


Neste próximo sábado, 30 de maio, acontece na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) a Festa D’África. O evento está sendo realizado pelos estudantes africanos da UFPI em comemoração ao dia da África que é celebrado todo dia 25 de maio.
De acordo com Jean Regis, originário da República de Camarões e estudante do 3° período de medicina na UFPI, este é um dia muito especial para eles, pois é uma oportunidade de mostrar um pouco da riqueza cultural dos países africanos, já que a mídia geralmente passa uma imagem muito negativa da África. “Nós vemos na mídia uma imagem muito diferente da África, onde não são passadas as condições reais em que nós vivemos mesmo. Quando eu cheguei aqui no Brasil pude perceber que a imagem que as pessoas tem dos nossos países na realidade não tem nada haver com a forma com eu vejo meu país amado. A África se tornou para muitos sinônimo de pobreza e miséria. Não que não exista isso lá, mas não podemos esquecer que não é só isso”, falou Jean Regis.
Hoje a UFPI tem cerca de 25 alunos africanos de vários países como Cabo Verde, Guiné, Angola, Nigéria, Gana e Camarões. Por isso a data é comemorada todos os anos, geralmente com programação durante toda uma semana. Esse ano, segundo eles, a comemoração foi um pouco menos diversificada devido a falta de tempo dos estudantes, mas que em compensação, devido a menor quantidade de eventos, a festa pôde ser mais bem preparada.

Durante a Festa D’África o público poderá conhecer um pouco mais da cultura desse continente através de apresentações culturais de músicas e danças, além de bebidas, comidas e desfiles com as roupas típicas da região.
Uma exposição com roupas, adereços e fotos também está circulando durante toda essa semana pela UFPI.
Os ingressos estão sendo vendidos pelos próprios organizadores do evento e também no dia da festa na portaria da ADUFPI pelo valor de R$15,00. Para maiores informações entre em contato com os números: 8838-7850 (Jean Regis); 99431009 (Mamadu) e na comunidade do orkut Comunidade Africana PI(AECPI).

Veja vídeo com convite para a festa



Texto: Viviana Braga
Fotos: Jean Regis Harold

Misticismo em Teresina

Neste domingo, dia 31 de maio, será realizado mais um Encontro Místico do Piauí (E.M.PI) no bosque dos quiosques, em frente ao Riverside Shopping.
No evento, que terá início às 9h da manhã, serão realizadas rodas de debates, dinâmicas, meditação e diversas atividades simultâneas relacionadas ao misticismo.

Segundo o organizador, Rafael Nolêto, o Encontro ocorre bimestralmente e promove a reunião de adeptos do paganismo que engloba wicca, stregheria, reconstrucionismo celta, egípcio e grego, além de outras vertentes da bruxaria.

O E.M.PI começou a ser promovido em novembro de 2007 e, atualmente, já está na sua 12ª edição. O tema debatido nesse mês será "A magia do Oriente", onde os participantes tratarão de assuntos sobre as manifestações pagãs no Oriente.

Confira toda a programação do Encontro
Entenda um pouco como acontece o Encontro Místico

Postado por: Isabel Nunes

Palestras homenageiam Dia do Geógrafo


Nesta sexta-feira, dia 29 de maio, é comemorado o Dia do Geógrafo e o Centro Acadêmico (CA) de Geografia da Universidade Federal do Piauí e a Coordenação do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPPI/TROPEN) estão promovendo duas palestras em homenagem ao dia desse profissional.

O local de acontecimento das apresentações será o Auditório Noé Mendes, no CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras) da UFPI.
A primeira palestra começou às 10:30h da manhã: “Gestão dos recursos hídricos em áreas urbanas”, com o professor Francisco Suetônio Bastos Mota, da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Às 14:30h será conferida outra palestra com o tema “Turismo e meio ambiente no Nordeste”, com o professor Edson Vicente da Silva (Cacau) também da UFC.
O professor de Geografia da UFPI, Antônio Cardoso, disse que essa iniciativa contribui para a formação do estudante, não só para receber um certificado de presença, mas para pensar na profissão além do mundo universitário, já que a Geografia está interligada a outras disciplinas.

O estudante do curso, membro e presidente do CA de Geografia, Laurindo Carlos de Oliveira, falou que essa organização tem como objetivo não centralizar esse dia, mas fazer com que ele se estenda em todo o período do ano. Enfatizou também que as palestras trazem benefícios ao estudante e à sociedade, incentivando essa dinâmica, porque é mais uma complementação para construir coisas novas com temáticas atuais.


Texto e fotos: Isabel Nunes

Polícia diz que vai proibir pirataria no Shopping da Cidade

Cansado de ler? Então não leia, ouça!


Não consegue ouvir o áudio? Clique aqui

A Deccortec (Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo) vai fiscalizar o comércio no Shopping dos Camelôs, para impedir a pirataria.
A pirataria é uma ação marcante na cidade e que caracteriza os ambulantes da capital piauiense.
Os ambulantes estão revoltados com este ato, pois grande parte de sua renda é proveniente da venda de produtos importados adquiridos sem nota fiscal ou qualquer outra documentação.

Clique aqui para dar sua opinião sobre este tema

Sites Relacionados:
Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí)
Site da prefeitura de Teresina

Notícias Relacionadas:
Divulgada inauguração do Shopping da Cidade
Camelôs chamam de “jaulas” os boxes do Shopping da Cidade


Postado por: Luana Campos


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Último dia para inscrições no Salão de Fotografia

Hoje, 29 de maio, é o último dia para inscrições no 15° Salão Municipal de Fotografia de Teresina que acontecerá entre do dia 15 de junho a 17 de julho. Aos interessados, as inscrições podem ser feitas até as 14h na Coordenação de Vídeo, Cinema e Fotografia da Casa da Cultura localizada à Rua Rui Barbosa, n° 348, em frente à Praça Saraiva, centro da cidade.
O Salão de Fotografia é uma realização da Prefeitura Municipal de Teresina em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e já faz parte do calendário cultural da cidade, tendo como principal objetivo apoiar e colaborar para a ampliação do acervo fotográfico de Teresina. O evento que todo ano reúne um grande número de artistas locais, também é visto como um celeiro para descoberta de novos talentos da arte local.
As fotografias são inscritas e avaliadas em quatro categorias: Prêmio José Medeiros, um ensaio com 15 fotos que nesse ano trabalha o tema “Espaço transitório”; Prêmio Teresina dividido em duas categorias Fotografia Colorida e Fotografia Preto e Branco, ambas, com tema livre, e o Prêmio Novo Olhar, destinado a estudantes da rede pública municipal com o tema “O meu bairro”.
O prêmio para os grande vencedores é um atrativo a parte. Para os ganhadores do Prêmio Teresina, nas duas categorias, o valor corresponde a R$1.5000; na categoria do Prêmio Novo Olhar o primeiro colocado leva uma câmera digital, já no Prêmio José Medeiros a quantia é de R$5.000.
A premiação será entregue no dia 15 de junho, às 19h, durante a solenidade de abertura do 15° Salão de Fotografia.

Clique aqui para informações sobre o regulamento dos prêmios

Postado por: Viviana Braga

IV Fórum Social sobre Drogas do Estado do Piauí começa hoje (29)

O IV Fórum Social sobre Drogas, que ocorre em dois dias de palestras, hoje e amanhã, tem início às 8h de hoje e é realizado no Cine Teatro da ALEPI (Assembléia Legislativa do Estado do Piauí). O evento conta com ministrantes especializados no tratamento de dependentes químicos.

O Fórum é organizado pela Fazenda da Paz. O tema deste ano é “Juventude X Drogas: A Vida Vale Muito Mais”.

Clique aqui para ver mapa do local

A instituição realizadora do evento, Fazenda da Paz, é voltada para a reabilitação de dependentes químicos, por isso realizam constantemente palestras sobre drogas, como o Fórum Social.

Fundada por Padre Pedro Balzi e pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa em 1994, a Fazenda da Paz fica localizada na cidade de Timon, interior do Maranhão (426km de São Luís), sendo mais próxima da capital piauiense, Teresina.

Os internos ficam na instituição no período de um ano, onde passam por processos de recuperação, como a laborterapia (tratamento através da terapia ocupacional), atividades de entretenimento, como informática, teatro e etc, para que haja uma rotina que simula a vida fora da reabilitação. É um tratamento específico para mudança de comportamento.

Clique aqui para saber sobre a terapia ocupacional

O terapeuta Célio Luiz Barbosa conta de onde vem sua inspiração para criar tal instituição. “O que me estimulou a realizar este projeto foi o fato de eu mesmo ter sido salvo por uma instituição parecida. Fui usuário de drogas dos 11 aos 25 anos, e me encontrei internado em Belo Horizonte, no ano de 1984. Quando saí da reabilitação, fiz cursos sobre terapia em vários estados, como Rio de Janeiro e Fortaleza. A última foi a especialização em terapia do curso de medicina na Universidade Federal do Ceará. Isso me inspirou a fazer no Piauí, o mesmo que fazem em Minas Gerais.”


Terapeuta Célio Luiz Barbosa
Na Fazenda da Paz e por todo o Brasil, Célio Barbosa ministra aulas e palestras aos voluntários.

O primeiro Fórum Social sobre Drogas ocorreu em 2002. Nesta edição, as 300 vagas foram preenchidas em apenas dois dias de inscrição. Não há espaço para ouvintes, mas novos fóruns na capital piauiense são garantidos pela organização.

A Fazenda da Paz atende 93 internos atualmente, tendo capacidade para 120, e contando com 28 colaboradores voluntários. Eles são mantidos por ajudas do governo do Piauí e por doações da sociedade. Os interessados em contribuir com a instituição podem ajudar entrando em contato com os números (86) 3221- 5995 e (86) 8842-1288.

PROGRAMAÇÃO DO IV FÓRUM SOCIAL SOBRE DROGAS
DIA 29/05/09 - HOJE

08:00hrs – Credenciamento
09:00hrs – Solenidade de abertura
10:00hrs – Abertura:
Célio Luiz Barbosa (Terapeuta e Coordenador da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz)
Bispo Dom Sérgio da Rocha
10:30hrs – Coffee-Break
10:45hrs – 1º Palestra: Juventude X Drogas: A Vida Vale Muito Mais
Palestrante: Maria Lila Castro Lopes de Carvalho (Assistente Social Mestre em Serviço Social – PUC/RJ, assessora da 2º vara da infância e da juventude comarca de Teresina/PI)
12:00 as
13:45hrs – Intervalo para almoço
14:00hrs – 2º Palestra: Ética da alteridade aplicada ao enfrentamento da drogadição juvenil: uma perspectiva trandisciplinar”
Palestrante: Otoniel D’Oliveira Chagas Bisneto (Bacharel em Segurança Pública – UEMA, Bacharel em Comunicação Social – UFPI, Especialista em Gestão de Segurança Pública, coordenador do CEM)
15:00hrs – 3º Palestra: Perspectiva para a Dependência Química sob a Ótica da Legislação Atual
Palestrante: José Geraldo de Oliveira Silva (Sociólogo, Superintendente De Articulação E Descentralização De Políticas Antidrogas Do Governo De Minas Gerais E Presidente Do Conselho Curador Da Fundação Educacional Caio Martins)
16:00hrs – Intervalo
16:15hrs – 4º Palestra: Juventude, Drogas e DST’s
Palestrante: Deusa Alcântara (Socióloga/Coordenadora Municipal De Prevenção De DST’s AIDS/Coordenadora Drogas e Redução De Danos – FMS)


DIA 30/05/09 - AMANHÃ

8:00hrs – 5º Palestra: Política Estadual Sobre Drogas Para A Juventude
Palestrante: Alci Marcus (Advogado/Coordenação Estadual De Direitos Humanos E Da Juventude – Cdhj)
09:00hrs – 6º Palestra: As Principais Ações Da Sasc No Enfrentamento Ao Uso De Drogas: Avanços E Desafios
Palestrante: Gilvana Nobre R. Gayoso Freitas (Secretária Estadual De Assistência Social E Cidadania)
09:30hrs – 7º Palestra: Justiça Terapêutica
Palestrante: Marcelo Castro Lopes De Carvalho (Mestre Em Psicologia – Puc/Rj, Psicólogo Clínico)
10:30hrs – Coffee-Break
10:45hrs – 8º Palestra: Juventude, Drogas E Família
Palestrante: Ana Luiza César Viana (Terapeuta Ocupacional – Ufmg, Especialista Em Atendimento A Usuário De Álcool E Outras Drogas – Uemg)
12:00 As
13:45hrs – Intervalo Para Almoço
14:00hrs – 9º Palestra: Modelo De Gestão Pública Sobre Drogas
Palestrante: Cloves Eduardo Benevides (Sub Secretário Antidrogas De Minas Gerais)
15:00hrs – 10º Palestra: Comunidade Terapêutica: Uma Resposta À Sociedade
Palestrante: Ronaldo Guilherme Vitelli Viana (Terapeuta Ocupacional – UFMG, Especialista Em Dependência Química – PUCMG)
16:00hrs – Avaliação E Definição De Metas
17:00hrs - Coquetel


Sites relacionados:
Site da ALEPI
Site do Governo do Estado do Piauí
Site da COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

Sites Internacionais sobre Terapia Ocupacional:
The American Occupational Therapy Association
World Federation of Occupational Therapists


Texto e foto por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

INSIGNE WEB

Você conferiu o blog webjornalístico Insigne Web, responsável pelas postagens anteriores à nossa. A cada dia da semana, um blog diferente variando mais a sua informação!

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Web COMNEWS

Blog encarregado de atualizar as próximas notícias.
Não deixem de visitá-lo e comentá-lo!

Clique aqui para acessar o blog

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

35 universidades federais do país aderiram ao novo Exame Nacional do Ensino Médio –Enem

De acordo com análise realizada hoje, 21/05/2009, pelo Ministério da Educação (MEC), constatou-se que das 55 universidades federais existentes no país, 35 optaram que seus métodos de processo seletivo, vestibular ou primeira fase, sejam substituídos pela utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Das 35 universidades que aderiram ao Exame, 24 empregarão o Enem por completo, substituindo o processo seletivo anterior ou usando-o como primeira fase de seleção. As outras universidades irão adequar ao novo modelo de processo seletivo a todos os cursos ou no preenchimento específico de vagas.
O MEC também expôs duas outras escolhas de como as instituições realizem tal adesão, utilizando o resultado do Enem somando a nota do aluno no processo seletivo ou para seleção de estudantes para preenchimento de vagas remanescentes.
Os candidatos interessados a concorrer por vagas em uma das 35 universidades devem participar do Enem 2009. A data de inscrição do Exame está prevista para 15 de junho a 17 de julho,sendo a prova aplicada nos dias 3 e 4 de outubro.
A quantidade de universidades que aderiram ao novo exame poderá ser alterada, pois ainda há instituições que estão decidindo se irão aderir ou não, tendo o MEC que analisar casos extras, ocorridos após a data prevista para o encerramento de tal decisão, no caso, ontem, 20/05/2009.
Confira a lista das universidades que já aderiram à proposta em 2009:
Norte

Universidade Federal da Amazônia (UFAM): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas.


Nordeste

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

Centro-Oeste

Universidade Federal de Goiás (UFG): Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do vestibular.
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): Já utiliza 20% da nota do Enem combinada ao resultado do vestibular tradicional.

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes.

Sudeste

Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor parte da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.

Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): Já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase.

Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25 % das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.

Sul

Universidade Federal do Rio Grande (FURG): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.

Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidades Novas* (que aguardam aprovação pelo Congresso para entrar em funcionamento):
* Todas adotam como fase única

- Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
- Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniam)
- Universidade Luso Afro-Brasileira (Unilab)
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Saiba mais informações no site a seguir:
http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3699686-EI8266,00-Novo+Enem+sera+realizado+nos+dias+e+de+outubro.html
Postado por: Renata Linhares

Possível greve dos Policiais Civis paira sobre Teresina

Não bastasse a greve dos motoristas de ônibus, ocasionando um grande transtorno a população, agora há rumores de greve para policiais civis e penitenciários.
A suposta greve poderá ocorrer devido ao não cumprimento de uma lei que foi estabelecida ano passado, criada através de uma greve da categoria e com a participação do TRT para o reajuste de salários, onde iriam obter 12% de aumento, previsto para ser pago no final do mês de maio.
O governador alega que o motivo é a crise econômica que vem ocorrendo no mundo, não tendo, assim, condições financeiras de cumprir o acordo estabelecido e sugerindo que se fizesse um novo acordo para que fosse pago parcelados, 20% em maio, 30% em agosto e 50% em novembro, ou, se possível, todo o pagamento em novembro.
O presidente do Sinpoljuspi, Jacinto Teles, não apresentou resposta às propostas do governador, pois alega precisar se reunir com os associados do Sindicato para que possa tomar qualquer decisão.
Sendo assim, ficou marcada para o dia 27 de maio, uma assembléia geral convocada pelo Sinpoljuspi e Apocepi para ser discutido o assunto.
Postado por:Renata Linhares

Divulgada inauguração do Shopping da Cidade


Após uma reunião entre o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes e representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte, Secretaria de Planejamento e Coordenação da Agenda 2015,ontem,20/05/2009, ficou definida a data de inauguração do Shopping da Cidade, local onde serão disponibilizadas 1.840 vagas para acolher os ambulantes, não sendo mais permitido que permaneçam no centro da cidade.
No dia 30 de maio, será realizado o sorteio dos boxes de venda, sua localização entre os vendedores cadastrados na Prefeitura e a entrega, ocorrendo também à assinatura do contrato, termo de concessão para utilização do espaço.
Outro fato que irá ocorrer devido à inauguração do Shopping da Cidade é a mudança das ruas do centro da cidade para o shopping nos dias 22 a 26 de junho.
O Shopping da Cidade tem como projeto, ter sua estrutura dividida em três pavimentos, contendo escadas rolantes, elevador e escadas de emergência. Além de haver também postos da Caixa Econômica,Correios,Banco 24h,praça de alimentação e um supermercado.
A inauguração está prevista para o dia 29 de junho, sendo aberto ao público e já podendo realizar compras.




Texto e fotos:Renata Linhares

Menos violência no futebol piauiense

O Tribunal de Justiça Desportiva resolveu na semana passada, cobrar novamente os julgamentos de processos contra jogadores que são expulsos de campo por atos violentos. Os jogadores que recebem cartão vermelho, sinônimo de expulsão, devem ser mandados a um inquérito onde serão devidamente punidos e, possivelmente, suspensos de jogos por um certo período de tempo.

Ocorreu hoje, às 16 horas, na sede da Federação de Futebol do estado do Piauí (clique para ver sua localização), uma reunião entre o Tribunal de Justiça e alguns membros representantes de clubes esportivos. Nessa reunião, ficou esclarecido que os julgamentos, que estavam parados há mais de três meses em todo o estado do Piauí, estão voltando a acontecer.

Nesse espaço de três meses, os jogadores infratores não tomavam nenhum tipo de punição, o que os instigava a continuidade de atos violentos.

Segundo o TJD, a partir da próxima terça-feira (dia 26 de Maio), os processos vão retomar seus julgamentos normalmente.

Notícias Relacionadas:
Conquista inédita de um jogador piauiense no exterior
Fase mata-mata na Taça Libertadores começa essa semana

Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Música Para Todos em comemoração

Nesta sexta-feira, dia 22 de maio (dia de Santa Rita), o Projeto Música Para Todos irá completar dez anos de atuação no estado do Piauí. O coordenador do projeto, Luis Carlos de Sá, informou que haverá, na sexta, uma benção às 8h da manhã, onde os alunos irão conhecer cada lugar da nova sede.

E no sábado, dia 23, haverá comemoração no Teatro 4 de Setembro, às 16h, onde os alunos farão um recital e às 19h, o grupo musical Quinteto Sopro Novo (musicalização através de flauta-doce) da Yamaha de São Paulo fará uma apresentação.

O projeto é administrado pelo Instituto Santa Rita e é voltado para a formação musical de crianças e adolescentes, prioritariamente. Com objetivos específicos, o Música Para Todos atende aos interessados pela arte musical, mas prioriza os alunos que vêm de famílias menos favorecidas, com uma reserva obrigatória de 70% das vagas para eles.

Desde 1999, o projeto visa o desenvolvimento da expressão artística, da auto-satisfação e equilíbrio, além de dar oportunidades de trabalho e estimular o aparecimento de novos talentos. São oferecidos cursos nas modalidades de piano, teclado, percussão, violão clássico/popular, bateria, baixo, flauta-doce e canto.

Tudo que você deseja saber sobre o projeto está aqui
Confira um trecho de uma aula de violão


Postado por: Isabel Nunes

Abraçar não custa nada e vale muito

Nesta sexta-feira, dia 22, é comemorado o Dia do Abraço. Um gesto simples que representa demonstração de carinho, momento de alegria ou tristeza, expressão de humanidade e a capacidade de amenizar dores.
“Diz a ciência, dizem os enamorados, dizem os médicos, dizem os sonhadores... o abraço cura”. Os orientais acreditam que, ao abraçar uma pessoa muito querida, deve-se inspirar e expirar três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

Segundo os psiquiatras, quando a pessoa é tocada, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta. Devido a esse aumento, a hemoglobina, que é responsável por levar o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, inclusive coração e cérebro, ativa todo o corpo. O sistema imunológico da pessoa sendo ativado, através de um abraço, ajuda a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade.

A psicóloga clínica, Tathyana Lima, explicou um pouco sobre o que há por trás do ato de abraçar. “O abraço tem um significado ímpar para cada pessoa, mas podemos salientar, como um ponto similar em todos ‘os abraços’, a troca de sensações, como o toque da pele, e de sentimentos, como o amor, carinho, gratidão, entrega”.

Thatyana ainda falou sobre o fator da psicologia: “Além da escuta, da presença, o abraço também pode ser um recurso do psicólogo (desde que ambos, psicólogo e cliente, sintam-se a vontade) para acolher o sofrimento do cliente, o qual geralmente recorre à psicoterapia, bastante fragilizado”.

Sendo uma cura ou não, o abraço é conhecido como uma terapia e faz qualquer pessoa se sentir melhor. O importante é o bem estar, a vontade de acabar com o vazio interior e propagar alegria. O contato físico promove essa ajuda para uma vida melhor.
"Além do que, existem inúmeras pesquisas que comprovam que o abraço, assim como o riso, faz um bem enorme a saúde", concluiu a psicóloga.


Escolha o seu tipo de abraço
Aproveite a data também para dar um abraço em quem você gosta, nem que seja virtual
Veja um artigo bem interessante sobre o assunto

Notícia relacionada:
6ª caminhada FREE HUGS Piauí ocorre neste sábado


Postado por: Isabel Nunes

Moda piauiense se prepara para o primeiro Piauí Fashion Week

Durante os dias 28, 29, e 30 de maio será realizado, no Rio Poty Hotel, o primeiro Piauí Fashion Week. Com o slogan “o Brasil desfila aqui”, o mercado de moda piauiense, que tem se desenvolvido e destacado, principalmente, após o surgimento dos cursos tecnologia em Desing de moda, da faculdade Novafapi e Bacharelado em Desing de moda da UFPI, terá a oportunidade de entrar no hall do calendário nacional de moda.
A organização do evento, apesar da estréia, espera atingir uma marca de aproximadamente 10 mil pessoas durante os três dias de realização.
Além dos desfiles de moda, que somente terão acesso aqueles que tiverem convite, o público que visitar o PFW poderá conferir a comercialização de produtos da moda local e curtir shows musicais que até o momento são mantidos em segredo pela produção.
A presença de marcas consagradas nacionalmente, como a Colcci e marcas locais, como a MCA, Vizzual já estão confirmadas.
Na ocasião também será feito o lançamento da agência Joy Models que tem a sua frente um dos ícones da moda mundial, John Casablanca, que lançou nada menos que Gisele Bündchen e Cindy Crawford no mercado internacional da moda.

Confira o vídeo com projeto estrutural do PFW:



Veja aqui matéria relacionada

Postada por: Viviana Braga

Greve dos ônibus chega ao fim hoje

Depois da reunião de hoje no Tribunal Regional do Trabalho para resolver o problema da greve dos motoristas e cobradores de ônibus, o desembargador Meton Marques afirmou que foi decidido o ajuste salarial da classe em 8,05%. Como o SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) e SINTETRO (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina) não chegaram a um consenso, houve o acordo imposto pelo Tribunal.

Agora, os trabalhadores já devem retomar a rotina e o prazo fixado para acabar de vez com a greve e ter a circulação de toda a frota dos ônibus, será às 16h. E quem descumprir a ordem, terá que pagar uma multa de 5 mil reais.
Será feito um reajuste de R$ 10,00 no ticket refeição para a categoria que ganha mais de um salário mínimo e de R$ 20,00 para os que ganham até um salário mínimo, que já foram beneficiados pelo Governo Federal.

O secretário do SINTETRO, Elivan dos Santos, disse que todos irão cumprir a decisão. Já o presidente do SETUT, Herbert Miura, disse que o reajuste decidido ultrapassou o limite do que a empresa pode pagar e falou previamente que tomará as providências para recorrer judicialmente.

Nada mais justo do que recorrer na decisão, segundo Meton Marques, que afirmou que essa é uma decisão parcial e liminar e ainda falta uma decisão definitiva por parte do colegiado, onde ainda terão que ser discutidos assuntos como, a jornada de trabalho e legalidade das greves.

Ouça um trecho da fala do desembargador Meton Marques


Publicado por: Isabel Nunes

Moradores do bairro Primavera I enfrentam dificuldades pós-enchentes


Duas semanas após a situação de calamidade pública, decretada em Teresina, devido às fortes chuvas, a equipe de reportagem do Blog Célula Dois retorna a Rua Assunção, Bairro Primavera I, para conferir como anda a vida daquelas pessoas que a mais de 20 anos enfrentam os transtornos dos alagamentos na área.
Apesar do nível das águas do rio já ter voltado ao normal e ter desocupado as casas da região, a maioria dos moradores ainda não retornaram a sua casas. As poucas pessoas que se encontravam no local, estavam apenas de passagem para fazer a limpeza de suas casas.


De acordo com a lavadeira, Rosiris Maria Damasceno, ainda não há condições das pessoas retornarem as suas casas. Eles aguardam ansiosos o mutirão de limpeza da Prefeitura, juntamente com a SUCAM para que seja feita a limpeza da área. “Além das casas ainda estarem muito úmidas e com um forte mau cheiro, as ruas ainda estão muito sujas e há grande presença de insetos”, diz Rosiris.
Ela ainda afirma não ter perdido nada durante a enchente, pois logo que percebeu o aumento do nível da água, desocupou imediatamente sua casa e mudou-se para uma alugada para a prefeitura.
Já a dona de casa, Fátima Alves, não teve a mesma sorte, durante a enchente perdeu alguns de seus bens, dentre eles, cama, guarda-roupa e cadeiras, por falta de lugar para guardá-los. “Eu até consegui encontrar uma casa para alugar, mas tinha que dividi-la com mais três famílias e por isso não tive condição de levar todas as minhas coisas pra lá, pois não havia espaço suficiente, aí foi o jeito ficar”, conta.
Quanto às ajudas que vem sendo prometidas quase nada foi repassado aos moradores da região. “Parece que nós fomos esquecidos pelas autoridades. A única coisa que chegou aqui foi uma cesta básica no início das enchentes e mais nada, diz Rosiris Maria.







Texto e Fotos: Viviana Braga

Abertas inscrições para o Pro Jovem Trabalhador

Segundo a Prefeitura de Teresina, as inscrições para o programa Pro Jovem Trabalhador – Juventude Cidadã, acontecem hoje e amanhã, dia 22, nos sete CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).
Os participantes devem apresentar a carteira de identidade, comprovante de residência e de escolaridade, CPF, carteira profissional, duas fotos 3x4 e certificado de reservista para pessoas do sexo masculino, para se inscreverem.

O Pro Jovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) é um programa do Governo Federal que oferece formação no Ensino Fundamental, cursos profissionalizantes e aulas de informática. Os alunos devem estar presentes em, no mínimo, 75% das atividades mensais para receberem o auxílio monetário no valor de R$ 100,00 por mês.

O Pro Jovem Trabalhador - Juventude Cidadã é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo - SETRE em convênio com o Ministério do Trabalho - MTE, através do Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
O principal objetivo do Programa é criar oportunidade de trabalho e renda para jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou o ensino médio.

Saiba quais são os CRAS e respectivos endereços

Postado por: Isabel Nunes

DCE da UFPI revoltado com medida adotada pelo SETUT


O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE) revoltado com a decisão do SETUT de vedar a meia passagem para estudantes dos cursos de extensão, organiza reação contra a medida.
De acordo com o estudante do 5° período de História da UFPI e Diretor de Planejamento do DCE, Cássio Borges, a medida foi totalmente inapropriada, já que não houve nenhum tipo de aviso prévio ao DCE que continuou emitindo as carteiras assim como vinha sendo feito nos últimos três anos e somente recebeu notificação durante o processo de emissão da terceira remessa de carteirinhas deste ano. Fato que pode até por em cheque a credibilidade do diretório.
O ofício recebido pelo DCE informava que, apesar do SETUT reconhecer a legitimidade do mesmo e continuar fornecendo os códigos de barra para confecções das carteiras, a partir de então os estudantes dos cursos de extensão em inglês, espanhol, francês e informática não teriam mais acesso ao direito de meia passagem sob argumentação de que eles não se enquadram nas especificidades da lei municipal que atenderia apenas aos estudantes de 1° e 2°, graduação e pós-graduação.
O fato de o SETUT reconhecer a legitimidade e continuar fornecendo os códigos de barra se configura um fato de extrema contraditoriedade para o DCE que, para reagir ao ato, já conta com um o trabalho de um advogado na construção de uma argumentação legal para a reivindicação e que analisa tanto do direito do desconto de 50% nos transportes e em atividades culturais, como a lei de diretrizes e bases da NBD, na qual é colocado que esses estudantes de cursos de extensão tem um vínculo acadêmico, estudantil e por isso ele também precisam de condições especiais para exercerem suas atividades.
“A postura do DCE é um posicionamneto político da própria diretoria, a gente contra argumenta, principalmente, do ponto de vista social. O DCE tá em cima do caso e não vai se render a uma mera argumentação do SETUT. Nós vamos pra cima, claro que sempre procurando uma nova forma de diálogo, resolver através de acordos, mas a nossa posição é de não aceitar essa medida, vamos continuar expedindo as carteiras, claro que sempre comunicando o impasse para os estudantes”, finalizou Cássio Borges.
O DCE também culpa o SETUT pela grande maioria dos transtornos causados a vida dos estudantes da capital. De acordo com eles tudo que mais atormenta a vida da categoria parte das medidas tomadas pela instituição, como as greves, filas grandes e preço alto das passagens. E reafirmam que cabe ao movimento estudantil abraçar a luta na tentativa de angariar seus direitos.



Texto e Fotos: Viviana Braga
Confira aqui matéria relacionada

6ª caminhada FREE HUGS Piauí ocorre neste sábado

Neste sábado, dia 23 de Maio, vai ocorrer o 6º encontro do movimento Free Hugs.

A campanha é original de Sydney, e foi criada pelo australiano Juan Mann, em 2006. Mas foi somente em 2006 que a campanha se difundiu pelo mundo, por conta de um vídeo postado no YouTube, que hoje consta com mais de 35 milhões visualizações.



Site oficial da campanha (em inglês)
Site brasileiro da campanha
A campanha consiste em distribuir abraços gratuitos (Free |Hugs significa “Abraços Grátis” em português) para quem quer que seja, quer se conheça ou não.

Em Teresina, o movimento nasceu a partir da iniciativa de quatro amigos, que tiveram a atenção tomada pelo movimento. Liderados por Rascius Belfort, Glaycyjane Carvalho,
Camila Feitosa e Monique Rosa decidiram fazer o primeiro encontro dentro de um outro encontro, chamado “Orkontro Anime Next”. Ocorreu no Riverside Shopping.

Orkontro, pois são encontros marcados a partir de conversas pela comunidade virtual Orkut. “Anime Next” é um evento voltado para a cultura japonesa, com atenção especial para as animações, os chamados Animes.

Quer saber mais sobre Animes? Clique aqui

Os fundadores resolveram partir de uma comunidade no Orkut, no dia 20 de março de 2008, para saber como seria recebido pelos habitantes da cidade. Com boa repercussão, decidiram fazer um encontro real. A comunidade Free Hugs no Orkut já conta com 316 membros.

Foram realizadas em um total de cinco caminhadas na capital do Piauí:
1ª Caminhada - Dia 29/03/2008, em conjunto com o Orkontro Anime Next;
2ª Caminhada - Dia 26/04/2008, foram mais de 20 pessoas;
3ª Caminhada - Dia 10/05/2008, passou a alcançar nível nacional;
4ª Caminhada - Dia 19/07/2008;
5ª Caminhada – Dia 24/12/2008.

Nos encontros também são ministradas palestras sobre humanização, porém não fugindo do foco da campanha.



“Resolvemos fazer a 6ª caminhada no dia 23 porque o dia 22 é dia do abraço, e como cai na sexta-feira, fica quase impossível de aplicar a campanha, pois muitos dos integrantes estão em aula e fica difícil reunir o pessoal”, conta Glaycyjane, conhecida como Elfa.

A 6º edição do movimento ocorrerá neste sábado, dia 31 de Maio, a partir das 8 horas. Os interessados e curiosos podem participar, se deslocando para a Praça Dom Pedro II, no centro de Teresina, a partir de 7 hrs.

“Ficaremos na praça até as 8hs: 10min, depois deste horário iremos seguir o percurso da caminhada. Os pontos estratégicos serão comunicados aos que tiverem presentes na Praça Pedro II.”, ressalta Elfa.

Estão no roteiro, as praças João Luiz Ferreira, Conselheiro Saraiva, Fripisa e Marechal Deodoro. (clique nos nomes das praças para saber suas localizações pelo Google Maps)

Os Preconceitos para com as Inovações


Elfa continua, em entrevista à Célula Dois, que, apesar do intuito inocente e gentil, muitas pessoas se aproveitam e reagem com malícia. “Alguns gritam que é carência demais, outros estranham essa abordagem de abraços gratuitos e mostram receio. Já aconteceu de uma menina morder o ombro do Rascius de forma bem sensual, com o intuito de seduzir mesmo. Outra vez um rapaz deu um ‘acocho’ e tentou beijar uma menina, e outro rapaz colocou a língua dentro do meu ouvido!”, conta ela.

A reação deles é pacífica. Reagem explicando que é uma campanha em prol do carinho através de abraços.
Há também um pouco de restrição por parte dos homens de fora do Free Hugs, que dizem querer ser abraçados apenas por garotas.

Ouça Glaycyjane Carvalho sobre “anti- preconceito”



Veja vídeos de caminhas teresinenses clicando aqui
Fotos das caminhadas

Vote em nossa enquete!

Notícias Relacionadas:
Abraçar não custa nada e vale muito

Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Mais uma reunião sobre greve nesta manhã

Hoje, às 10 horas da manhã, ocorre mais uma reunião do Tribunal Regional do Trabalho – TRT para tentar resolver o problema de greve dos ônibus da capital piauiense.

A última reunião, realizada nesta terça-feira (19), deixou duas propostas a serem estudadas.
A proposta feita pela classe dos empregados é um reajuste de 8,5% sobre salário, tiquete-refeição e plano de saúde. Já a classe patronal, representada pelo presidente do Setut, Hebert Miúra, dispõe um aumento de 8,5% sobre salário, 5,83%sobre tíquetes e nenhuma alteração no plano de saúde.

Site do Setut
Site do TRT

Hebert Miúra afirma não ser possível um reajuste maior do que o proposto, com o preço atual da passagem de ônibus (R$ 1,75 – inteira, R$ 0,87 – meia).

A greve pode continuar até amanhã, prazo dado pelo TRT para que ambos os sindicatos entrem em consenso.

Notícias Relacionadas:
Os transtornos causados pela greve de ônibus
Começa o 3º dia de greve dos ônibus
50% da frota deve circular normalmente em Teresina, decide TRT
Setut informa: oito ônibus são apedrejados e quatro motoristas ficam feridos
População revoltada: Motorista é apedrejado ao parar ônibus


Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Postado por: Luana Campos

INSIGNE WEB

Você conferiu o blog webjornalístico Insigne Web, responsável pelas postagens anteriores à nossa. A cada dia da semana, um blog diferente variando mais a sua informação!

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas, são muito bem-vindas e de grande ajuda!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Web COMNEWS

Blog encarregado de atualizar as próximas notícias.
Não deixem de visitá-lo e comentá-lo!

Acesse o blog aqui: Web COMNEWS

Entrevista com a infectologista Rosania Maria sobre a gripe suína

No último dia 11 de maio, segunda-feira, a população teresinense foi pega de surpresa com a veiculação da suspeita de um caso de gripe suína ou gripe A no estado. O caso ainda não confirmado é de uma jovem recém chegada do estado da Pensilvânia nos EUA que já se encontra sob cuidados da equipe médica do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, o HDIC. Em entrevista ao jornal da TV Clube, o secretário de saúde do estado, Assis Carvalho, informou que até no máximo sexta-feira deva sair o resultado dos exames da jovem.

Diante desse alerta conversamos com a médica infectologista, Rosania Maria de Araújo que esclareceu algumas questões pertinentes em relação à doença e sobre a possibilidade de uma proliferação do vírus no estado.

UFPI: O que é a gripe suína e como ela age no organismo do ser humano?
R.A: A gripe suína, na verdade o influenza A (H1N1) é um tipo de infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Esse vírus faz parte uma família onde existem vários vírus diferentes todos causadores de gripe, mas que possuem porções de proteínas que os diferenciam uns dos outros. Justamente por isso que todo ano a gente fica suscetível a contrair uma gripe, por que esses vírus sofrem mutações e o organismo entra sempre em contato esses novos vírus. Todo ano esses vírus vão se modificando, mudando de uma região para outra, de uma espécie para outra, como é o caso da gripe suína. Então a gripe suína nada mais do que uma infecção causada por um vírus de gripe, mas com a diferença de ter sido advindo dos porcos.
Quando entramos em contato com qualquer patógeno, vírus ou bactérias o organismo tem a função de defender a gente. O vírus age invadindo as nossas células de defesa e uma parte dos sintomas, na verdade, não são originários da ação viral, mas sim ação do próprio organismo, como a febre, por exemplo, a tosse, às vezes até complicação com pneumonia podem não ser ações diretas do vírus, mas defesas do nosso organismo que pra matar o vírus acaba lesando o nosso próprio corpo.

UFPI: O que diferencia a gripe suína de uma gripe comum?
R.A: O que diferencia principalmente é a partícula viral, mas em termos de contagiosidade ele tem a mesma capacidade de infecção dos outros vírus de gripe. E devido ser um vírus novo, sua capacidade de mortalidade chega a ser vinte vezes maior que um vírus comum.

UFPI: Como as pessoas podem se prevenir da doença?
R.A: Aqui no Piauí o que a gente tem que ter a preocupação é que por ser uma doença que é importada nossa preocupação com a população se restringe a confiar nas medidas governamentais, na vigilância sanitária no sentido de tá monitorando as pessoas que chegam de foram, por que elas é que servirão como veículo para o vírus entrar no estado. Então se não a contato com pessoas que tiveram em lugares com casos da doença a gente não tem nenhum risco. E claro que também é fundamental manter a higiene pessoal, como lavar as mãos por exemplo.

UFPI: O uso de máscaras adianta?
R.A: Tive a notícia de que todos os pacientes e funcionários do HDIC estavam usando máscaras e eu fiz até uma crítica sobre isso por que na verdade aquilo foi um desserviço no sentido de educação e saúde. O uso da máscara é restrito pra quem vai lidar direto com o paciente. Inclusive as máscaras podem servir como veículo pra infecção. A pessoa que passa o dia inteiro com uma máscara ela pode acabar se contaminando com bactérias e outros problemas de saúde. Na verdade a máscara protege, mas não impede já que nela há poros por onde os vírus podem adentrar.

UFPI: Que lugares as pessoas devem procurar no caso de suspeitas?
R.A: As pessoas com suspeitas são encaminhadas para o HDIC. Inicialmente a população tem um estigma de procurar diretamente o HDIC, por isso as instituições privadas que são mais procuradas, como por exemplo, o Hospital São Marcos que é onde eu trabalho, tem deixado notificações informando aos pacientes como eles devem proceder no caso de alguma suspeita.

UFPI: Teresina está preparada para atender pessoas infectadas pelo vírus influenza?
R.A: Levando em conta que Teresina é um pólo de saúde, onde os grandes hospitais já tem infectologistas, tem um aparato de medicação, a gente tem sim um preparo. O que tem que se perguntar é se a população tem educação suficiente para atender as recomendações da vigilância sanitária. Por exemplo, uma pessoa que tenha chegado de viagem internacional recebe um formulário, um protocolo e sempre fica sendo contactada por telefone e fica sob uma orientação de quarentena, no mínimo cinco dias ela tem que deve permanecer em casa e o que ocorre muitas vezes é que as pessoa são um pouco desafiadoras e desobedecem as recomendações, então é de fundamental importância que haja uma contribuição por parte da população.

UFPI: Como é feito o tratamento de pessoas infectadas pelo vírus?
R.A: É feito assim como na grande maioria dos casos de infecções gripais. O profissional faz um diagnóstico do ponto de vista da evolução da doença, e dependendo do quadro em que se encontra o paciente é que feito o tratamento. No caso de um paciente com um quadro mais evoluído é passado um antiviral, monitoração da febre, hidratação e repouso.

UFPI: Com a suspeita desse caso em Teresina, você acha que a população tem motivos concretos para entrar em pânico?
R.A: É necessário sim uma vigilância, mas como essa paciente não teve grande circulação na cidade e caso não haja nem uma suspeita entre as pessoas que tiverem maior contato com ela, é bem possível que pare por aí mesmo. Então comparado com outras doenças que já registram alguns surtos como a meningite a e a dengue, o influenza A preocupa bem menos, portanto, não há motivos para pânico.

Ouça parte do áudio da entrevista clicando aqui

Veja foto da entrevistada (arquivo pessoal)

Postado por: Viviana Braga

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Atendimento do programa de recadastramento do Bolsa Família acarreta confusão no posto da Vila Irmã Dulce

Muito tumulto no recadastramento do Bolsa Família no CRAS(Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Irmã Dulce,nesta quarta-feira,13/05/2009.Tendo como motivo,a insuficiência na quantidade de atendentes para o serviço com a relação a grande demanda de famílias que necessitam realizar o recadastramento.

A maioria das mães da zona Sul de Teresina encaminham-se para esse ponto,acarretando,desta forma,a demora do serviço.Muitas delas pernoitam no local,até mesmo debaixo de chuva, mas nem isso é garantia para que sejam atendidas e consigam realizar o recadastramento,gerando assim,muita indignação.
Além da falta de organização,pois,também não eram distribuídas senhas,à queixa com relação ao descaso dos atendentes,por não iniciarem o atendimento no horário determinado.

A Prefeitura diz estar ciente da situação,e ao iniciar o recadastramento solicitou que as famílias não se precipitassem,pois ocorreria nos meses de abril, maio e junho.Compreendendo ser o maior motivo do tumulto a centralização do oferecimento dos serviços por determinadas zonas da cidade,compromete-se a aumentar o número de atendentes e oportunizar outros pontos para que ocorra a descentralização dos serviços,pois a demanda é de 29.961 famílias que precisam ser recadastradas até 30/07/2009.

Postado por: Renata Linhares

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Reconhecimento Nacional das mulheres rendeiras do Piauí

Depois de descobertas pelo estilista Walter Rodrigues,as mulheres rendeiras de Ilha Grande de Santa Isabel,norte do Piauí,ganham destaque nacional.
O trabalho das rendeiras foi apresentado,por intermédio do estilista,em um dos principais eventos de moda do país,São Paulo FashionWeek.
Tendo o Sebrae Piauí como parceiro,as rendeiras puderam se capacitar,possibilitando o aumento da renda,além de se tornarem facilitadoras do ofício para quem houver interesse.

A parceria deu tão certo que hoje as rendeiras aprimoraram suas peças,e até já confeccionaram um vestido para Marisa Letícia,primeira dama,na posse do segundo mandato de Lula,com assinatura de Walter Rodrigues.
A Associação cresceu muito,hoje,são em torno de 150 mulheres.E devido a um projeto realizado pela Petrobrás e o Governo do Estado,a associação conta com espaço para loja e salas onde são realizados treinamentos.

A fama das mulheres rendeiras do Piauí se estendeu tanto que a presidente da Associação das Rendeiras do Morro da Mariana,Maria do Socorro Galeno,gravará uma entrevista ainda este mês no Programa Jô Soares Onze e Meia,exibido pela Rede Globo,onde irá colocar como é feito o trabalho com a renda e de que forma a associação conquistou tantas coisas.

Postado por: Renata Linhares

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Arte na clínica Urocenter

Até sexta-feira, dia 15 de maio, estará aberta a exposição de obras da artista plástica Maria Nazaré Rufino, mais conhecida como Naza, na clínica Urocenter. A artista se tornou internacionalmente conhecida pelos retratos abstratos de autoridades e celebridades e por seus quadros de espécies em perigo de extinção. A profissional tem contribuído também para várias causas sociais e do meio ambiente, além de pesquisas cientificas.

As obras expostas da artista na clínica identificam a IV Exposição de Arte Moderna da Urocenter desse ano. O diretor da Clínica, Luís Carlos Tajra, é o responsável pelos eventos culturais que são promovidos todo ano, através do projeto “Urocenter por um mundo melhor”.
Segundo a enfermeira Luciane Rodrigues, os eventos têm o objetivo de “quebrar o gelo” de hospital e promover arte e cultura, não só para os pacientes, mas para todo o público.

Algumas fotos da exposição
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4

Postado por: Isabel Nunes

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Inscrições do programa “Família Acolhedora” encerraram nesta segunda-feira (11)

O programa “Família Acolhedora”, criado na gestão do prefeito Firmino Filho, é gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e atende famílias desabrigadas por conta das chuvas. A família acolhedora recebe uma ajuda no valor de R$150,00, e a acolhida recebe cesta básica. “Cada família pode acolher outra até no máximo 3 meses, intervalo de tempo onde a prefeitura dará ajudas matérias para restauração ou construção de nova moradia para os desabrigados. Uma equipe faz a vistoria do que é necessário e informa à SEMTCAS que o material já foi enviado à família.”, diz a gerente de habitação da SDU/Leste Valdinete Ulisses.

Ouça Valdinete Ulisses falando sobre o programa

O prazo de inscrição de novas Famílias Acolhedoras acabou nesta segunda-feira (11).
Segundo a chefa de gabinete da SDU/Leste Mércia Carla Loureiro, havia tantas famílias inscritas, que a prefeitura precisou encerrar as inscrições no programa. Com muitas famílias inscritas, a prefeitura não possuía um controle total em sua organização, dando espaço para que algumas famílias se inscrevessem apenas para ganhar a ajuda no valor de R$150,00, quando na verdade não estavam abrigando família alguma.


Site da prefeitura de Teresina


Notícias relacionadas:
Entrevista com Robispierre Leite
5.400 famílias atingidas por enchentes no Estado
Prefeito decreta suspensão de aulas por 72 horas
Moradores do Bairro Primavera I sofrem com enchentes
Audiencia na câmara dos vereadores discute soluções para o problema das enchentes
Enchentes causam prejuízos e insegurança em Teresina

Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!

Conquista inédita de um jogador piauiense no exterior

No último sábado,09/05/2009,na final da Copa da França,com dois gols a um, o time francês Guingamp vence o Rennes,bicampeão da Copa da França,em 1965 e 71.Mas,detalhe,quem oportunizou essa vitória foi o atacante piauiense,Eduardo Ferreira dos Santos,intitulado hoje na imprensa francesa como “a pérola brasileira”.

O jogador nasceu na cidade de São João do Piauí,vindo residir em Teresina com a família em busca de uma vida melhor e complementar os estudos.
Sua história é cheia de conquistas.Em 1996,entrou para o time de juniores do Flamengo do Piauí,onde foi campeão da taça Cidade de Teresina,por quatro anos consecutivos(96/97/98/99).E em 1997,foi campeão no Campeonato Piauiense de Juniores.Já em 1998,passou para o time profissional do Flamengo do Piauí,disputando o primeiro campeonato como profissional,sendo o jogador mais jovem da competição,com apenas 17 anos,permanecendo no time dos juniores e no time profissional.

Participou de duas taças São Paulo de Futebol Juniores(1999/2000),onde foi eleito o melhor jogador de futebol juniores do Estado do Piauí,sendo homenageado com o troféu Carlos Said por duas vezes,dentre elas,por te sido eleito jogador revelação.
Em 2000,participou de várias competições,uma delas,a Copa João Havelange,quando cumpriu,a convite,uma temporada em Curitiba.E foi daí que começou a despontar sua carreira,realizando negociação para sua estada no Joinville Esporte Clube-SC.

Logo vieram os convites para o exterior,de início para Suíça,onde foi campeão suíço em 2002 e vice em 2003,permanecendo até o final de 2006,onde obteve um brilhante desempenho, sendo conhecido em toda Suíça e outros países da Europa.
Em 2007 foi vendido para o Guingamp da França,onde se encontra atuando até hoje,ganhando muitos admiradores devido à sua versatilidade em jogo.

Confira mais notícias aqui

Postado por:Renata Linhares

Hoje é dia do zootecnista: saiba mais sobre essa área

Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, é comemorado o dia do Zootecnista (veja foto). Esse profissional estuda a criação e o aperfeiçoamento das raças animais, trata da produção e do aprimoramento genético, visando a melhoria dos rebanhos. É responsável pela pesquisa de fatores genéticos e ambientais para avaliar a qualidade e as condições de produção de uma criação.

O curso de Zootecnia não existe aqui em Teresina. Na Universidade Federal, funciona no Campus de Bom Jesus e na Universidade Estadual, no Campus de Corrente.
No Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) acontece hoje uma programação em homenagem ao dia do Zootecnista. Professores, alunos e profissionais da área poderão discutir os avanços e lutas para a criação de um Conselho Federal que regulamente a profissão, que é submetida ao Conselho Regional de Veterinária. No evento terá também palestras de caráter educativo e para descontrair, feijoada e partida de futsal para finalizar o dia.

E no dia 18 desse mês começa o maior evento na área da Zootecnia reunindo diferentes segmentos do agronegócio. O ZOOTEC 2009, com o tema “Visão Estratégica de Cadeias do Agronegócio”, será realizado em Águas de Lindóia, SP.
O professor e também zootecnista José Wilson da Silva Moura, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, deu uma entrevista falando um pouco do curso.

1) Como funciona o trabalho do zootecnista?
O profissional trabalha em cima do melhoramento do animal, em toda cadeia produtiva de alimentos de origem animal. Mas também o zootecnista trabalha a nível de planejamento agropecuário, administração de empresa, melhoramento genético. A única coisa em que diferimos do curso de Veterinária é que nós não tratamos da clínica médica veterinária, não curamos o animal. Nós produzimos o animal e oferecemos um alimento de qualidade, pois o que abrange o curso é nutrição, genética e sanidade. A Agronomia trata da produção dos vegetais e nós tratamos apenas das plantas que são a base de sustentação do animais ruminantes. Temos conhecimento de características e fertilidade de solo, adubação, nutrição de plantas.
Dentro da grade curricular de Agronomia e Veterinária tem o conteúdo da Zootecnia. Assim, eles podem se especializar em zootecnista. Temos tentado separar o curso do Conselho de Veterinária, mas ainda não conseguimos.

2) Quais são os campos em que o profissional pode atuar?
Promoção do melhoramento dos rebanhos, controle da qualidade das rações para os animais, desenvolvimento de trabalhos de nutrição, administração de propriedades rurais. Enfim, é uma área bastante complexa que visa sempre a produção animal.

3) O departamento de zootecnia tem esse nome porque a área abrange as disciplinas dos cursos de engenharia agronômica e veterinária. Mas por que não tem o próprio curso no departamento? O que falta?
É uma questão basicamente política, porque aqui tem uma estrutura muito grande, desde a entrada do Colégio Agrícola até o departamento. Uma estrutura zootécnica que daria subsídio ao curso de Zootecnia, além do quadro de docentes altamente qualificados que temos aqui. Com a contratação de mais quatro ou cinco professores, o curso estaria funcionando aqui na mesma qualidade do curso de Medicina Veterinária, por exemplo, que é bem conhecido nacionalmente.
Existe uma concorrência muito grande entre veterinários, agrônomos e zootecnistas. Os profissionais de Agronomia e Veterinária são os que não querem a criação do curso de Zootecnia porque enfraquece o próprio curso deles. Então a administração superior decidiu criar o curso em Bom Jesus, que foi uma escolha estratégica por conta de ser uma região em desenvolvimento do setor agropecuário. Isso é pela política do MEC e Governo Federal de expandir a Universidade no interior, não foi por acaso. Mas se aqui fosse criado o curso, ele já nasceria forte porque há uma estrutura eficaz para isso.

4) Como está o mercado local atualmente?
O mercado é limitado pelo próprio nível econômico do estado. A pecuária vem sofrendo consequências do desenvolvimento de outras atividades. A agricultura, principalmente através da soja, vem colocando a agropecuária para outras áreas. Mas o campo sempre existe, eu, por exemplo, sou zootecnista, docente e pecuarista. Agora fazer pecuária no Piauí é muito difícil, porque os recursos naturais são muito frágeis, tudo que interfere no sistema, interfere na composição, como o clima.

Ouça trecho da entrevista

Postado por: Isabel Nunes

Rotina no trânsito da cidade

Todos os dias, a STRANS - Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - monitora o trânsito na cidade, a fim de garantir o cumprimento das normas exigidas para o tráfego. Para estimular os motoristas a terem mais prudência, radares eletrônicos são instalados e fiscalizam passagem no sinal vermelho e excesso de velocidade. O site da Prefeitura de Teresina mostra a localização dos radares diariamente.

Durante a manhã, terá fiscalização eletrônica nas Avenidas Dom Severino, próximo ao nº 3765, Noé Mendes, próximo a quadra 4 e casa 39 e Avenida Centenário, próximo ao n° 2778.
Pela tarde, as Avenidas Dom Severino, próximo ao n° 2451, Noé Mendes, próximo ao n° 4862 e Avenida Miguel Rosa, próximo ao n° 1704 serão os locais onde estarão os radares do STRANS.

Fique atento aos radares nos próximos dias

Imagem 1
Imagem 2

Postado por: Isabel Nunes

Confirmada greve de ônibus a partir de segunda-feira (18)

Nesta terça-feira (12), foram realizadas duas Assembléias gerais no Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários), uma pela manhã e outra pela tarde. Nestas assembléias, foi consensual a decisão por greve a partir das 00:00hrs do dia 18 de Maio de 2009 (segunda-feira).
Segundo o secretário de informação do Sintetro Francisco das Chagas Souza, o Índice nacional do Preço do Consumidor (INPC) foi calculado e chegou à conclusão de que 18% dos salários dos trabalhadores estavam acumulados desde 2008. Potanto, o Sintetro reinvidica as seguintes questões:
- Aumento de 18% no salário;
- Reajuste dos tickets;
- Redução da jornada diária de trabalho de 44 para 36 horas;
- Construção de terminais e de uma integração de terminais;
- Construção de banheiros com divisão de sexo;

O motorista Jair Garsses da Silva, que pilota a linha SOCOPO, da empresa Transcol, trabalha no turno da tarde. Começa às 13hrs e chega no terminal às 20:40hrs. Segundo ele: “Os usuários reclamam quando passamos do ponto, mas adoram quando paramos para eles fora das paradas. É muito fácil ouvir reclamações, e isso ajuda a aumentar o estresse. Nós também quase sempre somos os culpados de acidentes, e temos de arcar com danos físicos. Ao fim do dia, só nos resta exaustão e estresse. A construção de terminais poderia ajudar a diminuir nosso estresse, nos permitindo mais pausas de corridas”, afirma.

Antes destas assembléias realizadas pelo Sindicato dos Motoristas, no dia anterior, a segunda-feira (11), havia sido realizada uma reunião para discussões de mudanças para os trabalhadores entre o Sintetro e o Setut, tendo o SRTE (Superintendência de Trabalho e Emprego), como mediador da justiça. Eles, supostamente, escutariam ambos os casos e apresentariam uma proposta alternativa. “Vendo nosso pedido completamente diferente ao de nosso patrão, o SRTE não apresentou proposta nenhuma, ficou apenas como ouvinte”, diz o secretário de informação do Sintetro. (Veja mais no site do SETUT)

“Uma empresa como a TRANSCOL, com essa atual passagem no valor de R$ 1,75, teria de possuir mais de 700 funcionários. A transcol não possui muito mais de 600 funcionários, o que trás um grande lucro às empresas. Nós temos uma planilha de custo que é aprovada pela prefeitura. Quem encaminha esses custos é o SETUT. No entanto, a prefeitura não possui nenhum fiscal para confirmar o tempo de vida dos pneus e outros equipamentos, quantos litros de óleo diesel são necessários para a frota de cada linha, enfim, todos os gastos. Então não se sabe ao certo, o quanto essas empresas lucram. As empresas têm um número de frota a cumprir, que nem sempre são cumpridas. Com a diminuição dessas viagens, há um corte nos gastos”, reinvidica Francisco das Chagas.
Continua ele: “As greves de nossos serviços de transportes nunca prejudicaram ninguém, pois a prefeitura aluga e cadastra transportes de fora da linha normal para fazerem o trabalho. O serviço não deixa de ser prestado.”

E o camelô Antônio Pereira da Silva concorda: “Continuo acordando em meu horário de costume, é só pegar os ônibus ‘quebra-galho’.”

OS QUE GANHAM COM A GREVE

O moto-taxista Humberto Saraiva trabalha no ramo do moto-taxi há mais de 10 anos, e é sua atividade principal. “Com a greve dos ônibus, nossa demanda apenas aumenta um pouco, em torno de 30%.”

Ouça o preço da corrida via moto-táxi, do centro até a UFPI

Clique aqui para votar em nossa enquete e dar sua opinião

FOTOS:
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Secretário de Informação do Sintetro

SITES RELACIONADOS:
Blog da TRANSCOL
Saiba o que é INPC
Site da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PI)
Localização do Sintetro no Google Maps
Localização do Setut no Google Maps


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Sem acordo salarial, ônibus devem parar na segunda-feira
Ônibus coletivos de Teresina podem parar por falta de combustível
Licitação das linhas de ônibus de Teresina
Estudantes sofrem com fila no SETUT
2ª via do 'Passe Verde' poderá ter valor reduzido

Postado por: Luana Campos

Não deixem de comentar! Opiniões, sugestões, criticas são muito bem-vindas e de grande ajuda!